Coronavírus Compartilhar
Imunização

Vacinas da Pfizer chegam nesta segunda-feira em Santa Catarina

O lote será distribuído aos municípios de Florianópolis e São José.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem ilustrativa/ Foto: Freepik
Imagem ilustrativa/ Foto: Freepik

O Governo de Santa Catarina recebe nesta segunda-feira, 3 de maio, a primeira remessa com 17.550 doses da vacina do laboratório Pfizer. O lote será distribuído aos municípios de Florianópolis e São José. Serão 10.530 doses para Florianópolis e 7.020 para São José.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

As doses vão chegar a Santa Catarina congeladas a uma temperatura de -20ºC. A essa temperatura, podem ser mantidas por até 14 dias.

A primeira remessa com um milhão de doses da vacina chegou ao Brasil nesta quinta-feira (29), no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Essas primeiras unidades serão distribuídas somente nas capitais do país.

As doses da vacina Pfizer serão usadas para a vacinação de idosos com idade entre 60 e 64 anos. “Essa vacina também é aplicada em duas doses, com um intervalo de 21 dias entre a aplicação da dose 1 e dose 2. Por isso, quem tomar essa vacina deve ficar atento à data de retorno”, explica a gerente de imunização da Dive, Arieli Fialho.

Entenda por que apenas Florianópolis e São José receberão as doses da vacina Pfizer:

De acordo com o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, a escolha dos municípios se deve ao fato da proximidade da central de distribuição e da necessidade de refrigeradores apropriados para conservar as doses.

“A ideia de iniciar com esses dois municípios é justamente para entender como é que vai funcionar a logística, já que essas vacinas serão distribuídas a -20°C. E para que as cidades, a partir do momento do recebimento, consigam armazenar elas em temperatura de 2°C a 8°C”, explica.

Na temperatura ideal, as vacinas poderão ser utilizadas ao longo de uma semana. Da mesma forma que as demais vacinas, serão necessárias duas doses com intervalo de 21 dias entre elas.

Outras cidades catarinenses já demonstram interesse em receber a vacina da Pfizer, como é o caso de Joinville, que enviou nesta semana um comunicado para o Governo do Estado oficializando o desejo. E de acordo com a Dive, já existe um contrato com o laboratório para que, em um segundo momento, a fabricante forneça mais doses de vacina e que a distribuição para mais municípios aconteça.

“Entendendo como vai funcionar a logística, a gente poderá começar a capacitar os demais municípios do Estado, para que a gente consiga distribuir para mais municípios catarinenses e para que também incluam a vacina da Pfizer para ser aplicada na população catarinense”, finaliza João Augusto.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.