Coronavírus Compartilhar
Atenção

OMS considera acabar com a emergência global da Covid

Especialistas se reúnem para discutir se mundo está preparado para o fim do status

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Alerta máximo contra a Covid-19 aconteceu pela primeira vez em 30 de janeiro de 2020 | Pexels
Alerta máximo contra a Covid-19 aconteceu pela primeira vez em 30 de janeiro de 2020 | Pexels

Nesta quinta-feira (4), um painel de especialistas globais em saúde irão se reunir para discutir se a Covid-19 ainda precisa ser vista como uma emergência global perante as regras da Organização Mundial da Saúde (OMS), o que ajuda no controle mundial da pandemia.

O alerta máximo contra a Covid-19, que aconteceu pela primeira vez em 30 de janeiro de 2020, permanece até hoje em decisão tomada em reuniões trimestrais. Ainda não há consenso sobre a decisão que será tomada.

Os Estados Unidos, por exemplo, é um país que não enxerga mais a pandemia com o status de emergência doméstica. O diretor-geral da OMS planeja acabar com a emergência internacional ainda este ano.

“É possível que a emergência termine, mas é fundamental comunicar que a Covid continua sendo um desafio complexo de saúde pública”, disse a professora Marion Koopmans, virologista holandesa que faz parte do painel da OMS à Reuters.

Fontes disseram que se o rótulo de emergência for suspenso, ainda será necessário manter os programas de vacinação, testes e tratamentos. Outros disseram que a Covid deve ser encarada como uma ameaça contínua, como a tuberculose.

Uma pessoa próxima às negociações relatou à Reuters que se a condição de emergência acabar, é possível que financiamentos globais e esforços para a colaboração contra o vírus podem ser afetados.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×