Lages celebra Dia Mundial do Rim com ações de conscientização e exames gratuitos
A ação ofereceu testes de glicose e exames gratuitos
• Atualizado

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Calçadão da Praça João Costa foi palco de um evento de conscientização sobre a saúde renal, nesta quinta-feira (14). A ação, organizada pelo Grupo de Apoio aos Renais Crônicos (Graarc), ofereceu testes de glicose, bioimpedância e consultas médicas gratuitas à população.
Leia Mais
Karine Varela de Souza, coordenadora do Graarc, destacou o sucesso do evento, que contou com a participação de um grande público. “Foi um evento grandioso, muitas pessoas participaram. Fizemos muitos testes de glicose, fizemos biopedâncias, médica no local fez muita diferença, muitas pessoas que deu os exames alterados. Já saíram com seus pedidos de exames e, juntamente com isso, já conseguiram sair com o voucher, ou seja, o exame gratuito. É só fazer, então, fez muita diferença”, afirmou Karine.
O evento contou com a presença da equipe da Rádio Clube, que transmitiu a programação ao vivo do Calçadão, com o programa ” Clube Interativa” levando informações e alertas sobre a importância da prevenção e do cuidado com as doenças renais.
Matéria em colaboração com o Repórter Rodrigo Silvério
Leia também
Paróquia de Lages inicia projeto de restauração da Catedral
No dia 13 de janeiro deste ano, um fragmento de arenito de uma das torres da Catedral Diocesana de Lages se desprendeu, atingindo a calçada lateral e a Rua Frei Gabriel. Após o incidente, a Paróquia da Catedral, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lages e outros órgãos, tomou medidas para proteger a área, incluindo sinalização e a instalação de tapumes.
A Prefeitura forneceu a mão de obra para o tapume, enquanto a Catedral custeou os materiais, totalizando R$ 4.500,00.
Em 28 de janeiro, peritos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizaram uma vistoria externa da Catedral, cujo laudo foi emitido em 28 de fevereiro. A Paróquia já havia iniciado contatos com empresas qualificadas para a elaboração do Projeto de Restauração da Catedral, tanto externa quanto interna, conforme solicitado pela FCC.
De acordo com o Pároco da Catedral Diocesana, Padre Marcos Antônio Costa, ” o Projeto será realizado e, após os devidos diagnósticos e aprovação da FCC, virá a Fase de execução. Tudo vai depender do que precisa ser feito, o que será confirmado durante este processo de 180 dias, até meados de agosto” ressalta o Padre.
O custo total do Projeto de Restauração é de R$ 176.484,21, sendo de responsabilidade da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres – Catedral Diocesana. A Paróquia optou por não buscar subvenções de fundos públicos de leis de incentivo à cultura neste momento, devido aos prazos, mas pretende recorrer a tais recursos para a execução dos trabalhos de restauração, devido aos altos valores envolvidos.
Matéria em colaboração com o repórter Amarildo Volpato.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO