Moradores consertam ponte danificada por chuva na Coxilha Rica
Comunidade realizou reparos na Ponte do Pelotinhas para permitir tráfego
• Atualizado
Moradores de localidades rurais próximas à Ponte do Pelotinhas, na região da Coxilha Rica, no interior do município de Lages, organizaram um mutirão comunitário no último fim de semana. A iniciativa da própria população teve como objetivo restabelecer as condições mínimas de passagem sobre a estrutura, que foi danificada pelas fortes chuvas registradas na semana retrasada.
A ponte fica situada no trecho que liga as comunidades de Morrinhos e Raposo. Com a travessia interrompida, diversas famílias viram-se obrigadas a utilizar uma rota alternativa pela região dos Morrinhos, o que acrescentou um desvio de aproximadamente 25 quilômetros aos trajetos rotineiros.
Moradores consertam ponte danificada por chuva; prejuízos e danos ao turismo
A extensão do percurso gerou aumento no tempo de deslocamento e impactos financeiros para produtores e moradores que dependem diariamente das estradas da região. Além dos transtornos para a mobilidade local, a falta de acesso direto provocou o cancelamento de eventos turísticos que estavam programados para ocorrer na Coxilha Rica.
Diante do cenário e da ausência de intervenção inicial por parte do poder público, a comunidade reuniu recursos e trabalho próprio para improvisar melhorias na estrutura. Os reparos executados emergencialmente garantiram o restabelecimento da passagem, ao menos para veículos de pequeno porte.
Situação em outra comunidade e manifestação do executivo
A interrupção de travessias na Coxilha Rica não se restringe à Ponte do Pelotinhas. Outra estrutura localizada entre as comunidades de São Jorge e Escurinho também foi destruída pelas recentes tempestades e permanece sem trabalhos de recuperação, mantendo os moradores daquela área com dificuldades de acesso entre os povoados.

A população local aguarda a execução de obras definitivas em ambas as estruturas para garantir a segurança no tráfego e restabelecer o fluxo normal do transporte de cargas, veículos de passeio e serviços no interior do município.
A reportagem da Rádio Clube entrou em contato com a Secretaria de Agricultura do Município de Lages, órgão responsável pela manutenção e reparo das estradas e pontes na zona rural, para solicitar informações sobre o cronograma de obras definitivas para as localidades afetadas. Até o fechamento desta matéria, o órgão não enviou resposta.
Matéria em colaboração com a repórter Schaina Marcon.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO