Cotidiano Compartilhar
PREJUÍZO BILIONÁRIO

Seca no RS: mais de 200 municípios decretarem situação de emergência devido a estiagem

Seca severa compromete safra de soja no Rio Grande do Sul e prejuízo deve ultrapassar os R$ 14 bilhões

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: SBT News/Reprodução.
Foto: SBT News/Reprodução.

A estiagem no Rio Grande do Sul já levou 210 municípios a decretarem situação de emergência. A seca impacta fortemente as lavouras de soja, cultura essencial para a economia do estado, que possui a segunda maior área plantada do grão no Brasil. As informações são do SBT News.

O último relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) aponta que a safra de soja no estado pode ter uma queda de pelo menos 30%. A previsão inicial era colher mais de 21 milhões de toneladas, mas o total não deve ultrapassar os 15 milhões.

Situação de emergência

“Nós estamos com apenas 3% da lavoura de soja colhida e a maior parte destas lavouras ainda estão na fase de enchimento de grãos, ou seja, se nós não tivermos uma chuva bem distribuída, com volume mais significativo ainda, vão se intensificando esses prejuízos, principalmente em lavouras implantadas no mês de novembro e início do mês de dezembro de 2024”, afirma Luciano Schwerz, presidente da Emater-RS.

O Rio Grande do Sul lidera o ranking de produtores de soja no Brasil e possui a segunda maior extensão de área plantada, ficando atrás apenas de Mato Grosso.

Segundo a Emater, os prejuízos dos agricultores gaúchos com a safra de soja em 2025 devem ultrapassar os R$ 14 bilhões, agravando ainda mais a crise no setor.

*Com informações do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.