Bem-Viver Compartilhar
Parabéns!!

Bolo, mortadela, leitão assado e muitas atrações: confira a programação de aniversário de Concórdia

Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, está comemorando seus 88 anos.

Por

• Atualizado

Concórdia completa 88 anos. Foto: Prefeitura de Concórdia, Divulgação
Concórdia completa 88 anos. Foto: Prefeitura de Concórdia, Divulgação

Depois de dois anos sem festa por conta das restrições da pandemia, o aniversário de 88 anos de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, está sendo especial. Além de toda a programação durante o mês de julho, está chegando o momento de cortar o bolo e a mortadela, curtir a Feira da Rua Coberta e a 35ª Festa Nacional do Leitão Assado (Fenal).

A partir do dia 29 de julho a programação no município, que está entre os melhores do Brasil com população de 50 mil a 200 mil habitantes, segundo pesquisa da revista IstoÉ, se intensifica. Confira:

Feira da Rua Coberta em Concórdia

Concórdia terá uma edição especial da tradicional Feira da Rua Coberta. A exposição de produtos locais estará presente no fim de semana mais importante do mês.

Nos dias 29 e 30 de julho, a Feira será montada na Travessa Antônio Brunetto, nos mesmos moldes do Natal, quando acontece o corte do bolo e da mortadela e o Festival Food Truck. O horário de funcionamento será das 14h às 20h. Já no domingo, dia 31, os feirantes estarão no Ginásio do Tancredão, das 9h às 17h, no Parque de Exposições onde acontece a Fenal.

Festival Food Truck

Para oferecer uma opção diferente de sabores e incentivar o setor gastronômico, a programação de aniversário contará com o Festival Food Truck e a presença do chef de cozinha, Carlos Bertolazzi, que será degustador da Festa do Leitão Assado. Serão 10 opções de carros com diversos alimentos e cervejas à disposição da comunidade. 

O Festival começa na sexta-feira, dia 29, logo depois do corte do bolo e da mortadela. No sábado, os carros continuam no centro de Concórdia, onde haverá atrações locais e regionais a partir das 15h, como “Os Peraltas” e “Guri de Uruguaiana”. No domingo, os carros estarão no Parque de Exposições.

35ª Festa Nacional do Leitão Assado (Fenal)

A tradicional festa que celebra a força do agronegócio concordiense chega a sua 35ª edição no dia 31 de julho. Para estes 88 anos, são quase 300 equipes inscritas no concurso que irá premiar em três categorias: Leitão em pedaços assado no espeto; Leitão à Concórdia assado inteiro na churrasqueira; e, Leitão inteiro assado no forno. Para o julgamento dos pratos, está confirmada a presença do chef Carlos Bertolazzi. As equipes premiadas recebem, além do troféu, prêmios em dinheiro.

Além dos sabores da tradição local, o domingo será de muita música. A partir das 15h haverá a apresentação do “Musical San Francisco” e de “Tchê Barbaridade”.

Para o julgamento dos pratos, está confirmada a presença do chef Carlos Bertolazzi. Foto: Instagram, Reprodução

Eventos de aniversário 

Os próximos dias serão de festa, mas as comemorações de aniversário começaram já no início de julho. O primeiro grande evento aconteceu no dia 9 de julho, com a realização do concurso Miss Concórdia 2022, no Centro de Eventos do Parque de Exposições. 

Miss Concórdia
Realeza de Concórdia. Foto: Prefeitura de Concórdia, Divulgação

E a representante da beleza da mulher concordiense é Eduarda Mariele Engel, eleita Miss Concórdia 2022. A faixa e o manto foram entregues pelo prefeito do município, Rogério Pacheco, e pela primeira-dama, Jucela Berté Pacheco. Bárbara Simioni Galvão foi eleita a primeira princesa e completando a realeza, o título de segunda princesa ficou com Natália Chiarello. Tácia Holdefer foi eleita Miss Simpatia.

Também aconteceram atrações culturais. Com o tema “Concórdia para Todos”, as melhores poesias produzidas por alunos dos 4º e 5º anos das escolas do município foram premiadas na 3ª edição do Concurso Paródia e Poesia. A final do concurso aconteceu no dia 18 de julho, no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos. Quinze finalistas foram avaliados pelos jurados Paulo Gonçalves, Ronaldo José Jappe e Inézia Demartini Zanardi.

A campeã foi a aluna Mhia Antonella Arizay, do GEM Cinquentenário, com a poesia “Nosso Lar”. Foto: Prefeitura de Concórdia, Divulgação

A campeã foi a aluna Mhia Antonella Arizay, do GEM Cinquentenário, com a poesia “Nosso Lar”, que levou o troféu e a escola ganhadora recebeu uma mesa de tênis de mesa. O segundo lugar ficou com Caio Eduardo Rolin Munaretto, da EBM Imigrantes, com a poesia “Concórdia, Terra para Todos”. A terceira colocação foi para Bruno Balbinott Kaiser, da EBM Romeu de Sisti. 

Campeões do concurso de paródia 

A final do concurso de paródia aconteceu no dia 19 de julho, no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos. A grande campeã do dia foi a paródia “Concórdia se faz com Amor” interpretada pelo trio de alunas da EBM Santa Cruz, Emily Signor, Fernanda Pereira, Isabella de Oliveira. A segunda colocação ficou com o aluno Saymom Biondo, da EBM João Theobaldo Magarinos, com a canção “Meu lugar é Concórdia”. Completando o pódio, a paródia “Cidade que fascina”, das alunas Cauane Wunder, Eduardo de Moraes e João Augusto Tavares, da EBM Waldemar Pfeiffer, conquistaram o terceiro lugar.

As interpretações foram avaliadas pelo time de jurados composto por Sara Fátima do Nascimento, Claudecir Meneghetti, Julio Gomes, Simone Vieira Sarmento e Indianara Brusco. 

A grande campeã do dia foi a paródia “Concórdia se faz com Amor” interpretada pelo trio de alunas da EBM Santa Cruz, Emily Signor, Fernanda Pereira, Isabella de Oliveira. Foto: Prefeitura de Concórdia, Divulgação

Festival da Canção Canto Livre de Concórdia

O tradicional Festival da Canção Canto Livre foi realizado entre os dias 20 e 23 de julho no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos. O palco recebeu candidatos das categorias: músicas inéditas, sertanejo, popular, nativista, gospel, além de apresentações de cantores infantis e juvenis. 

Foram quase 100 candidatos de Concórdia, região Oeste, Rio Grande do Sul e Paraná. Os jurados tiveram trabalho para escolher os cinco melhores de cada categoria, que foram premiados com troféu, medalhas e dinheiro, conforme previsto em edital. 

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Veja mais