Tempo Compartilhar
PREVISÃO DO TEMPO

SC terá calor de até 33°C nesta terça antes da chegada de temporais

Defesa Civil alerta para chuva forte, ventania e granizo no Sul do estado nas próximas horas

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

SC terá calor de até 33°C nesta terça antes da chegada de temporais | Foto: Canva
SC terá calor de até 33°C nesta terça antes da chegada de temporais | Foto: Canva

Santa Catarina terá uma terça-feira (28) marcada por calor intenso e tempo firme na maior parte do estado, mas a aproximação de uma frente fria já coloca duas regiões em alerta para temporais. Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, as temperaturas podem chegar aos 33°C no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, enquanto o Litoral Sul e o Planalto Sul têm risco moderado para chuva forte, rajadas de vento e granizo.

O cenário é típico de pré-frente fria: o calor aumenta durante o dia e as instabilidades ganham força principalmente entre a tarde e a noite.

Foto: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Defesa Civil emite alerta para temporais

A Defesa Civil informou que há condições para temporais isolados de intensidade moderada a forte nas regiões do Planalto Sul e Litoral Sul. O alerta inclui possibilidade de:

  • raios;
  • rajadas de vento;
  • chuva intensa em curto período;
  • alagamentos pontuais;
  • eventual queda de granizo.

O risco é considerado moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Manhã começou com nevoeiro e tempo firme

A madrugada desta terça foi de tempo firme em grande parte de Santa Catarina, com variação de nuvens do Meio-Oeste ao Litoral.

Também houve registro de nevoeiro no Litoral Norte e no Baixo Vale do Itajaí, o que reduziu a visibilidade nas primeiras horas do dia. Já no Litoral Sul, foram observados chuviscos isolados.

As temperaturas ao amanhecer ficaram entre 13°C e 17°C no Meio-Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí, entre 18°C e 23°C no Oeste e Extremo Oeste e entre 18°C e 22°C no Litoral.

Vale do Itajaí terá as maiores temperaturas

Com a presença do ar quente, as temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia. As máximas previstas são:

  • Até 25°C no Planalto Sul;
  • Entre 27°C e 30°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis;
  • Entre 31°C e 33°C no Vale do Itajaí e no Litoral Norte.

Essas devem ser as regiões mais quentes de Santa Catarina nesta terça-feira.

Frente fria avança durante a noite

As instabilidades começam a se aproximar do estado ao longo do dia e ganham força principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

A expectativa é de que os temporais se intensifiquem durante a noite, especialmente no Sul catarinense.

A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os avisos meteorológicos e evite permanecer em áreas abertas durante as tempestades. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×