Casan é multada em R$ 2,9 milhões por poluição em extravasamento de efluentes em Laguna
A empresa chegou a entrar com recurso contra a decisão da FLAMA
• Atualizado

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) foi multada pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente (FLAMA) no valor de R$ 2,9 milhões pela suposta poluição causada pelo extravasamento de efluentes não tratados da rede coletora ligada ao emissário oceânico, o que violaria as normas ambientais. A decisão foi divulgada na quarta-feira (17).
Depois da decisão do órgão, o processo foi encaminhado ao CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), após a Casan entrar com recurso. Em 26 junho de 2023, a FLAMA emitiu a Decisão Administrativa de Penalidade n. 020/2023. Em 07 de agosto de 2023, a CASAN protocolou o recurso administrativo. O caso foi então encaminhado para julgamento pelo CONDEMA, seguindo as diretrizes da Portaria n. 01/2024.
Procurada pela reportagem, a CASAN informou que não recebeu oficialmente até o momento a notificação da decisão da FLAMA. “A Companhia vai se pronunciar apenas depois do conhecimento e da análise da decisão”, esclarece.
Extravasamento de efluentes
Segundo a FLAMA, o incidente, na ligação entre a rua Lauro Muller com a rua Carazinho, no Mar Grosso, ocorreu em 11 de janeiro de 2019.
A fundação diz que o extravasamento resultou em poluição significativa, afetando a qualidade ambiental e “potencialmente prejudicando a saúde pública”.
“A decisão da FLAMA baseou-se em rigorosa análise técnica e legal, seguindo os procedimentos administrativos apropriados”.
O Presidente da FLAMA Dener Vieira, diz que ”após ritos dos processos, diversos processos de penalidades encontram-se na fase de decisão, bem como alguns na parte final de parecer jurídico”.
- Lutador morre uma semana após sofrer nocaute em evento de boxe
- Confira os números sorteados na Dupla Sena de Páscoa
- Imagem de Nossa Senhora é furtada e oratório destruído em SC
- Acidente com moto deixa homem morto no Norte de SC
- Onde fica mansão palco de festas quentes; entenda polêmica
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO