Greve da Casan: trabalhadores não aceitam proposta e paralisam atividades em SC
Trabalhadores iniciaram greve da Casan nesta terça-feira (04)
• Atualizado
Os trabalhadores da Casan entraram em greve nesta terça-feira (04) após não aceitarem proposta da companhia do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). As atividades foram paralisadas em todas as regiões do estado.
Para tentar evitar a greve, a Comissão de Negociação Sindical da Casan apresentou a proposta de tentativa de negociação para aprovação do novo ACT 2024/2025, na tarde de segunda-feira (03).
“Infelizmente, o Sintaema manteve a intransigência e não aceitou a proposta”, informou a Casan. Os trabalhadores decidiram pela greve. Conforme o sindicato, as decisões “demonstraram unidade” da categoria.
Os trabalhadores pedem a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Entre os pontos do acordo, estão a alteração da jornada de trabalho, reposição salarial, aumento do vale-alimentação, abono de natal e gratificação, além de outros pedidos.
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou que vai se manifestar por meio de nota.
Companhia e sindicato negociaram para não ter a greve da Casan, mas não chegaram a um acordo
- LIDE SC RS é reconhecido Destaque 2024 do Sistema LIDE Global
- Alerta de fortes chuvas permanece até segunda em SC
- Abrigo Emergencial começa a receber primeiros desabrigados em Joinville
O que é a Casan?
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) é uma empresa pública de economia mista e de capital aberto, que atua como concessionária do setor de saneamento.
A CASAN atua nos municípios por meio de contratos de programas e também de convênios, que são os instrumentos legais firmados com as prefeituras municipais e concedem à Companhia o direito de prestar os serviços de gestão, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água, de coleta e de tratamento de esgoto.
Considerada uma das maiores empresas do Estado de Santa Catarina, a CASAN beneficia diretamente a uma população residente de mais de 2,7 milhões de pessoas (39% da população do estado de Santa Catarina), em 194 catarinenses (66% dos municípios catarinenses) e 1 paranaense.
A Companhia também fornece água no atacado para outros quatro municípios clientes operados com sistemas próprios, que juntos têm uma população superior a 200 mil pessoas.
Cobrindo grande parte do Estado de Santa Catarina e extensa área territorial, a operação dos sistemas de saneamento pelas agências municipais é coordenada e auxiliada pela Matriz da Companhia (sede em Florianópolis) e pelas quatro Superintendências Regionais de Negócios, divididas pelas regiões Norte/Vale do Itajaí (sede em Rio do Sul), Oeste (sede em Chapecó), Sul/Serra (sede em Criciúma) e Metropolitana da Grande Florianópolis (sede em Florianópolis).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO