Ministério do Esporte se manifesta após postagem racista sobre delegação brasileira
Na legenda do post no X (antigo Twitter), estava escrito: "Todo mundo aguardando o nosso barco"
• Atualizado
Nesta sexta-feira (26), o Ministério do Esporte publicou uma imagem de um macaco com chapéu em um barco para ilustrar a delegação brasileira aguardando o desfile da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no Rio Sena. A postagem gerou repercussão negativa entre os brasileiros.
Na legenda do post no X (antigo Twitter), estava escrito: “Todo mundo aguardando o nosso barco”. Após a mensagem ser apagada, o Ministério do Esporte continuou a fazer postagens sobre a cerimônia. “Chegou o nosso barco”, publicou, acompanhada de um emoji sorridente e de felicidade.
Após a mobilização de brasileiros na plataforma pedindo a demissão do responsável pela postagem, o Ministério do Esporte emitiu uma nota.
Nota oficial
“Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente”, afirmou o órgão.
“Reafirmamos nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade”, continuou a nota oficial.
“Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo à nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade.”, finalizou.
*Com informações do Estadão
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO