Municípios do Norte de SC registram falta da Coronavac para segunda dose
Oito municípios enfrentam a falta das doses
• Atualizado
A falta de doses da Coronavac para segunda aplicação da vacina tem afetado várias regiões de Santa Catarina nesta semana, no norte do Estado não é diferente. De acordo com o Ministério da Saúde, o repasse de doses para os Estados e, consequentemente, aos municípios, está sendo menor que a demanda. Embora tenham sido enviados os mesmos quantitativos de frascos, o número de doses inseridos neles é menor que o previsto, e, esta perda técnica é de 10%.
Em Jaraguá do Sul, por exemplo, desde segunda-feira (26) a aplicação da segunda dose da Coronavac foi suspensa, até domingo (02) estavam programadas 1.057 aplicações. O Município de Jaraguá do Sul recebeu na semana passada apenas 430 doses da Coronavac, o que já era considerado abaixo da expectativa para a continuidade da aplicação da segunda dose.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul está orientando para que a população aguarde mais informações oficiais do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, e informa que assim que receber novas doses da CoronaVac, a aplicação da segunda dose deverá ser retomada. A aplicação da vacina AstraZeneca/Oxford segue seu cronograma normal.
Também no Vale do Itapocú, Corupá e Guaramirim enfrentam dificuldades com a falta de doses da vacina. Em Corupá, 130 pessoas estão aguardando uma nova remessa para a aplicação da segunda dose, já em Guaramirim as dose estão garantidas até o dia 10 de maio.
No município de Três Barras apenas 20 doses para a segunda aplicação da Coronavac estão disponíveis. Até o dia 5 de maio, a prefeitura tem 130 agendamentos, mas o Governo do Estado fez o envio de um quantitativo bem abaixo do esperado.
Em Rio Negrinho, 260 pessoas aguardam a chegada de mais doses. Em tese, apesar do calendário estar em dia, caso o município não receba um novo lote do imunizante, poderá faltar doses para os munícipes. Em Porto União o mesmo número de pessoas aguarda a chegada de novas doses para completar a imunização.
Em Itapoá, estão agendadas 467 aplicações, mas podem faltar 250 doses se o município não receber mais doses até sexta-feira (30). Em Canoinhas, 150 pessoas estão com horários agendados para receber a Coronavac e correm o risco de ficar sem a vacina caso a cidade não receba um novo lote. Já em Joinville, a Prefeitura garante 2.200 doses para as pessoas que estão com a segunda dose da Coronavac agendada até o próximo sábado (01).
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO