Chapecó prorrogará decreto e manterá lockdown até domingo (7)
A UPA Chapecó atenderá exclusivamente casos de Covid-19
• Atualizado
Em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (27), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, determinou a prorrogação do decreto que impôs lockdown parcial e toque de recolher no município até domingo (28). Com a prorrogação, o comércio não essencial permanecerá fechado até o dia 7 de março (domingo).
Rodrigues anunciou que as últimas 24 horas foram as piores enfrentadas por Chapecó por conta do agravamento da condição clínica dos pacientes internados e que a determinação de estender o lockdown visa diminuir o número de óbitos. “Nós vamos completar o ciclo de 14 dias […] Não é minha vontade mas sou obrigado a fazer isso”. disse João Rodrigues.
Para ampliar o atendimento na cidade e isolar pacientes com Covid-19 e pacientes com outros doenças e problemas de saúde a UPA Chapecó passará a atender apenas casos do novo coronavírus. Casos de emergências serão atendidos do Pronto Atendimento da Grande Efapi.
15 mortes em 24 horas
Nesse momento, o Hospital Regional do Oeste possuí 140 pacientes internados com Covid-19, sendo que 119 estão recebendo cuidados de UTI. Nas últimas 24 horas, Chapecó registrou 15 mortes. Nesse sábado foram cinco, sendo quatro homens (24, 37, 54 e 66 anos) e uma mulher (58 anos).
Já na sexta foram registrados nove óbitos, sendo três mulheres (24, 67 e 67 anos) e quatro homens (41, 42, 55, 65 e 85 anos). Um homem de 87 anos morreu em casa. Desde o início da pandemia 263 chapecoenses foram vítimas da Covid-19.
MEDIDAS RESTRITIVAS
- Toque de recolher a partir das 21h, proibe a circulação de pessoas na cidade, exceto em casos de emergência, (ir ao hospital, à farmácia, ou ao trabalho);
- Fechamento de lojas, restaurantes e igrejas até domingo (28). Prestadores de serviços também não poderão trabalhar até o fim desta semana;
- Indústrias, farmácia, posto de gasolinas, supermercados e oficinas mecânicas devem seguir abertas;
- Transporte público circulará com 50% de sua ocupação;
- Supermercados poderão abrir com 30% da capacidade de lotação;
- Serviços de tele-entrega estão liberados na cidade;
- Atendimentos eletivos, que não são de urgência e emergência, estão suspensos nos 26 Centros de Saúde da Família do Município, a partir desta quarta-feira, até o dia 5 de março.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO