Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Fabiano Braun Compartilhar
Vamos planejar?

Com 2024 chegando, planeje o seu calendário de corridas

Confira algumas dicas para montar seu calendário de corridas

• Atualizado

Por

Foto: Freepik | Banco de Imagens
Foto: Freepik | Banco de Imagens

Para alcançar todo o potencial dentro desta incrível modalidade esportiva, na hora de planejar seu calendário de corridas, comece com a seleção de uma prova como alvo no ano. Ela será o seu objetivo específico durante toda a preparação. Converse com o seu treinador. Juntos vocês farão um planejamento. Esse é um bom início, mas vai além disso.

Identificada a corrida que se tem como objetivo, o próximo passo é estabelecer uma faixa de desempenho que seja difícil o suficiente para gerar motivação e que, ao mesmo tempo, seja possível de ser atingida. Tudo isso com a orientação do seu treinador, um profissional de Educação Física.

Confira algumas dicas para montar seu calendário de corridas:

  1. O calendário deve ter uma prova e também um evento secundário como alvo. O ideal é que as duas tenham distâncias diferentes. Isso passa a ser uma ótima estratégia, principalmente se a corrida de distância menor acontecer primeiro. Além destas provas como objetivo, adicione competições preparatórias durante os treinamentos. Elas devem ter menor distância em relação ao evento selecionado como principal e o corredor deve usá-las como ajuda para preparar as exigências físicas e mentais da corrida-objetivo.
  2. Não faça inscrições em muitas provas, tampouco escolha eventos em datas próximas. Este é um erro comum dos corredores ao planejar o calendário. É necessário disciplina também para escolher as competições. Converse sempre com seu treinador.
  3. A corrida-objetivo merece todo o tipo de pesquisa, como trajeto, pontos de hidratação, trechos mais difíceis, condições climáticas do local da prova. Isso ajuda na preparação e também para não se deparar com surpresas, inclusive com relação ao seu rendimento.
  4. Após realizar a prova-alvo, procure por algumas semanas interromper a participação em competições. Uma prova requer um grande nível de comprometimento mental e energia física. Ao dar um tempo nas competições, você vai garantir um retorno mais forte e, consequentemente, ainda mais motivado.

Muitos corredores não dão importância ao planejamento do calendário de corridas e estruturam a agenda somente pela tradição do evento ou conveniência. No entanto, o planejamento é fundamental para o treinamento. O mais importante é estar focado nas provas que interessam e se preparar da melhor maneira possível, tanto física quanto psicologicamente. A disciplina é primordial para atingir o resultado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.