Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Fabiano Braun Compartilhar
Treino regenerativo

Saiba como se recuperar depois do longão

Praticantes de atividades físicas que não dormem o suficiente não têm uma performance tão boa como os outros

• Atualizado

Por

Foto: Pexels | Banco de Imagens
Foto: Pexels | Banco de Imagens

É possível acelerar a recuperação após um longão, sim! Após correr, é normal que o corpo fique cansado, que o atleta tenha a sensação de esgotamento físico, e as pernas são as mais afetadas; afinal, são os membros mais exigidos nesta modalidade esportiva, mas existem diferentes formas para que a recuperação seja rápida.

A recuperação após a corrida não está limitada a uma atitude. Na verdade, trata- se de uma estratégia, ou seja, ações que ajudarão o corredor a se recuperar. Veja as principais a seguir.

  1. Treino regenerativo: um treino regenerativo, aproximadamente 48 horas depois de uma prova ou um treino longo e exigente, deve constar na planilha de qualquer corredor. Esta é uma corrida leve, sem exigir muito do atleta, mesmo que esteja dolorido. Isso irá permitir que o fluxo de sangue recupere os músculos dos esforços que fizeram, principalmente se percorreu uma longa distância anteriormente.
  2. Bom descanso: praticantes de atividades físicas que não dormem o suficiente não têm uma performance tão boa como os outros. O descanso reforça os padrões neuromusculares, tempo de reação e reservas de glicogênio. Se nas noites que antecedem uma prova, a ansiedade atrapalha o sono de qualidade, procure descansar de forma adequada no período depois delas.
  3. Gelo: outra dica que pode ajudar muito é colocar gelo nos músculos imediatamente depois de uma corrida. Essa é uma atitude que reduz a inflamação e libera os resíduos do corpo. No máximo 15 minutos de aplicação, sendo que as seguintes devem ter no mínimo um intervalo de 45 minutos entre elas.
  4. Alimentação: tão importante quanto o descanso é a alimentação na recuperação após a corrida. É comum o consumo de carboidratos logo depois de uma atividade mais longa. A ingestão de proteínas também é bem-vinda, porque contribui para o restabelecimento das fibras musculares. O ideal é contar com a ajuda de profissional de nutrição com orientações e indicações de estratégias mais apropriadas – antes e depois da corrida. Esse profissional ainda levará em consideração as preferências e particularidades do atleta, inclusive em relação a suplementos.
  5. Procure ajuda: mesmo assim, se tiver a sensação que continua cansado, pode ser que você não tenha se recuperado como deveria. Há alguns sintomas que demonstram uma má recuperação. Sentir mais de um deles é indício que o corredor deve procurar um profissional habilitado. É importante lembrar que o processo pré-prova também influencia tais condições. Os sintomas são: inflamação, estresse, baixa imunidade, lesões nos tecidos, fadiga acumulada, irritabilidade, perda de peso, dores de cabeça, pernas pesadas, tonturas e dores musculares

Saiba quais são os benefícios físicos e mentais da corrida

A corrida é um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental. Além de ser uma atividade que envolve praticamente todos os músculos do corpo, é aliada na queima de gorduras e no aumento da massa muscular.

Todo corredor, em qualquer faixa de condicionamento, quando bem orientado por profissionais, tem a autoestima elevada. Sua qualidade de vida alcança patamares excelentes. Seus batimentos cardíacos ficam mais lentos, mais fortes. A pressão arterial tende a entrar rapidamente em estabilização saudável. Sua atividade sexual entra em um processo que remete a faixas etárias bem menores.

A corrida de longa distância diminui as taxas sanguíneas de mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol (HDL). Fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose. Ajuda a controlar o estresse. Torna o sono mais agradável e diminui a ansiedade.

O organismo mais bem condicionado e oxigenado permite uma vascularização do cérebro mais eficiente e, por consequência, aumenta o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual. Assim, levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas, além da maior agilidade para tomadas de decisão.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.