Segurança Compartilhar
DE VOLTA À FAMÍLIA

Promotor afirma que crianças resgatadas sem os pais já voltaram para as famílias

Crianças foram priorizadas nos resgates e, em alguns casos, foram levadas sozinhas

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: SBT News | Reprodução
Foto: SBT News | Reprodução

Nesta terça-feira (07), o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Canoas (RS), João Paulo Fontoura de Medeiros, afirmou que todas as crianças resgatadas sem os pais no RS durante as fortes chuvas que atingiram o estado já estão com familiares.

Segundo ele informou ao SBT News, crianças foram priorizadas nos resgates e, em alguns casos, foram levadas sozinhas para um espaço de acolhimento na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Após trabalho do Ministério Público do Rio Grande do Sul e do Conselho Tutelar de Canoas, nove menores de idade foram encontrados sem os pais. Oito deles já voltaram para suas famílias.

De acordo com o SBT News, uma adolescente, de 17 anos, foi encaminhada para um abrigo municipal após as equipes não encontrarem os familiares da menina. O promotor nega que mais de duzentas crianças tenham sido acolhidas em abrigos sem estarem acompanhadas dos pais.

Entrega da criança para os familiares

Para que os menores de idade fossem liberados para os familiares foi necessário que os parentes apresentassem documentos que comprovassem o parentesco e também a criança reconhecesse o familiar.

Medeiros explicou que conselheiros tutelares e voluntários entraram em contato com familiares que, em algum momento, reportaram que procuravam por crianças. Segundo o promotor, a maior parte das famílias informou que encontraram os menores na casa de outros parentes.

“Começou uma peregrinação de parentes. ‘Meu primo tá desaparecido’, ‘não encontrei meu sobrinho’, esse tipo de coisa começou a aparecer. Nós formamos uma tabela e começamos a levantar esses dados para verificação junto aos locais. Um checklist está sendo feito, por meio de telefone mencionado na lista, e nós estamos batendo todos os dados para fechar essa lista até zerar”, afirmou.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.