Cotidiano Compartilhar
Causa desconhecida

Entenda a bactéria ‘comedora de ânus’ que mata 30% das pessoas e está se espalhando

Bactéria 'comedora de ânus' mata aproximadamente 30% dos afetados e ainda não tem uma explicação

• Atualizado

Redação

Por Redação

Vírus é conhecido como ‘comedor de anus’ | Imagem: Daily Star / Reprodução
Vírus é conhecido como ‘comedor de anus’ | Imagem: Daily Star / Reprodução

O Japão registrou mais de 378 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), nos primeiros dois meses de 2024, conforme informações do Daily Star. A bactéria está sendo chamada popularmente de “bactéria comedora de ânus”, mas na verdade, é uma bactéria. Por ser uma doença com grande letalidade, é chamada também de “carnívora”. A bactéria mata cerca de 30% das pessoas infectadas segundo as agência de saúde do Japão A doença está se espalhando rapidamente pelo país.

Segundo o Daily Star, foram detectados em 2023 cerca de 941 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS). Conforme os especialistas, a bactéria é causada por uma forma mais grave da bactéria que causa o estreptococo.

Apesar de ser conhecida popularmente como bactéria ‘comedora de ânus’, a doença não tem relação somente com a região. A Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) não é capaz de “comer” o ânus. A doença viral apenas se prolifera por orifícios como o ânus, boca, narinas e genitais.

Bactéria ‘comedora de ânus’ preocupa autoridades

Conforme os especialistas, o que preocupa no bactéria ‘comedora de ânus’ é que não se sabe o que está causando o aumento da doença. Conforme o Daily Star, o porta-voz do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) há muitos fatores desconhecidos em relação às formas de estreptococo com início grave e repentino.

Strep A causa é a bactéria ‘comedora de ânus’

Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, informou que a bactéria Strep A é uma bactéria que pode crescer na garganta, na pele, no ânus e nos órgãos genitais e pode causar uma série de doenças que afetam a pele e os tecidos moles. A agência explica que o nome científico da doença é Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) e bactéria ‘comedora de ânus’ é apenas um nome popular.

“Condições repetidas de Strep A, que afetam cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, podem levar a problemas autoimunes relacionados ao coração. Por ano, casos graves de Strep A ceifam cerca de meio milhão de vidas e a doença é detectada através do contato próximo com pessoas infectadas”.

Conforme a agência, não está claro por que os números do STSS estão aumentando no Japão.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.