Cotidiano Compartilhar
Saúde

Secretária de Saúde fala sobre cirurgias eletivas, internações por doenças respiratórias e dengue em SC

Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto fala sobre o recorde de cirurgias eletivas e o enfrentamento à dengue e doenças respiratórias

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Carmen Zanotto cirurgias eletivas dengue  doenças respiratórias
Carmen Zanotto cirurgias eletivas dengue doenças respiratórias

A secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto apresentou dados sobre as cirurgias eletivas em Santa Catarina em entrevista, na manhã desta segunda-feira (08), durante visita ao SCC SBT. A gestora enfatizou o número de cirurgias realizadas desde o início do governo, ao todo foram 405.896 mil cirurgias.

“Nunca se fez tantas cirurgias eletivas e nem de urgência no Estado de Santa Catarina como nos últimos 15 meses, são 405 mil procedimentos cirúrgicos de pacientes internados neste período somando as eletivas com as de urgência e emergência”.

Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto

Dados de cirurgias eletivas, emergências e ambulatoriais

Os dados do recorde de cirurgias apresentados pela secretária correspondem a soma das diversas categorias de procedimentos cirúrgicos:

Cirurgias Eletivas Internados: 157.922
Cirurgias ambulatoriais Oftalmológicas: 93.092
Cirurgias de Emergência: 154.882

A secretária detalha ainda que há uma grande demanda pelas cirurgias ortopédicas, área da saúde de alta complexidade, pela superespecialização necessária dos profissionais para os procedimentos.

Dengue e doenças respiratórias

Santa Catarina passa por uma crescente nas internações por doenças respiratórias e enfrenta uma epidemia de dengue. O Estado declarou situação de emergência após o aumento dos casos no final do mês de fevereiro.

“O que temos é uma situação que não é somente do Estado, é do país todo. Com as alterações climáticas, a dengue chegou muito antes no país. Em janeiro as lotações das UPAs e das emergências subiram muito pela dengue”

Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto

Com o aumento da demanda por leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a Secretaria de Estado da Saúde abriu novos leitos. A secretária esclarece que mesmo com o aumento da demanda, todos os pacientes receberam atendimento e vaga para serem internados adequadamente em leito de UTI.

“Nenhum paciente ficou sem uma vaga, ele é tratado, ele é intubado, ele é medicado no hospital. Se naquele hospital não tem vaga, uma ambulância do SAMU UTI ou uma aeronave desloca esse paciente para outro hospital que tenha a vaga de leito UTI”

Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto

Confira onde foram ampliados os leitos de UTI anunciados pelo Governo de Santa Catarina no último final de semana:

● 41 leitos no Hospital Imigrantes em Brusque – 10 Adulto, 21 Pediátrico e 10 Neonatal.
● 10 leitos no Hospital Pequeno Anjo em Itajaí – 10 Pediátrico.
● 2 leitos no Hospital Santa Catarina em Blumenau – 2 Pediátrico/Neonatal.
● 10 leitos no Hospital Santo Antônio em Blumenau – 10 Neonatal.
● 10 leitos no Hospital Regional em São José – 10 Neonatal.
● 6 leitos no Hospital Tereza Ramos em Lages – 6 Neonatal.

“Teríamos pacientes aguardando fora de UTI”, afirma secretária Carmen Zanotto sobre ampliação de leito no início da gestão

A secretária Carmen Zanotto destacou que desde 2023 a Secretaria de Estado da Saúde já ampliou em 158 leitos a capacidade de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em Santa Catarina.

“Se nós não tivéssemos aumentado, desde o ano de 2023, os 158 leitos de UTI, entre as categorias neonatal, pediátrico e adulto, com certeza, nós teríamos pacientes fora de hospital, ou melhor dizendo, nós teríamos os pacientes aguardando fora de um leito de UTI. Então, apesar da alta taxa de ocupação, nenhum paciente ficou sem uma vaga no UTI em função dessa abertura”

Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto

Santa Catarina conta com mais quatro hospitais credenciados para procedimentos pelo Sistema único de Saúde (SUS). Segundo a secretária, as novas unidades hospitalares credenciadas, e outras, para atender São Miguel do Oeste e Joaçaba, devem reforçar ainda mais o avanço nas cirurgias eletivas.

A secretaria destaca que a criação da tabela catarinenses para atendimentos, que complementa a tabela SUS, faz com que os hospitais tenham interesse no credenciamento. Segundo a secretária, com a tabela, é possível garantir a sustentabilidade financeira dos hospitais.

O Programa de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense de procedimentos cirúrgicos eletivos somam mais de R$650 milhões destinados em incentivos às unidades de saúde parceiras em 2024, além dos valores para cirurgias eletivas mediante produção.

Novos hospitais credenciados ao SUS

• Hospital Imigrantes (Brusque): Leitos de UTI; ortopedia; urologia; cardiologia; cirurgias vasculares; oftalmologia; ginecologia;
•Hospital São Lucas (Tangará): Leitos gerais; cirurgias gerais; urologia pediátrica; ginecologia; ortopedia;
•Hospital Santa Maria (Videira): Leitos gerais; cirurgias gerais; ortopedia;
•Hospital Vida Spa (Joinville): Leitos gerais e cirurgias gerais;

Em tramitação: Hospital CasaVitta (São Miguel do Oeste) e Hospital São Miguel (Joaçaba)

Confira a entrevista com a secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto sobre cirurgias eletivas:

Vídeo: Renato Becker / SCC10

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.