×
×

Escolha sua região:

Sábado, 04 de dezembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Florianópolis contra a Covid
MENU
BUSCAR
Florianópolis contra a Covid
publicidade
block/article/header
Florianópolis contra a Covid Compartilhar

Prevenção

Saúde do homem vai além do combate ao câncer de próstata e depende de hábitos saudáveis

Médico da família da Prefeitura de Florianópolis recomenda três hábitos saudáveis que previnem o câncer

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Saúde do homem vai além do combate ao câncer de próstata e depende de hábitos saudáveis
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

Como está sua alimentação? Você tem praticado atividades físicas? Você já ouviu essas perguntas ou parou para refletir sobre elas? Perguntas simples, como essas, podem incomodar e parecer cobranças, mas carregam um significado muito importante: saúde. O bem-estar e a saúde, seja de mulheres ou de homens, estão diretamente ligados às escolhas que fazemos.

Os cuidados com a saúde do homem ganham destaque ainda maior no Novembro Azul, mês mundial do combate ao câncer de próstata. “A campanha do Novembro Azul deve servir para conscientizar aquilo que previne o câncer de próstata, que é justamente hábitos saudáveis”, destaca Ronaldo Zonta, médico da família da Prefeitura de Florianópolis. Zonta explica que antes de falarmos de diagnóstico, devemos falar de prevenção, e a prevenção começa justamente pelas escolhas saudáveis.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

“O homem, como qualquer pessoa, deve entender que prevenção não significa ir ao médico. A prevenção começa em conhecer o que faz bem para o corpo e o que não faz bem. Se eu, por exemplo, tenho uma má alimentação, rica em gordura, em frituras, em fast foods, refrigerante, se eu consumo excessivamente álcool, se eu fumo, e não faço atividade física, muito provavelmente eu vou adoecer ”, explica o médico da Prefeitura de Florianópolis. 

Combo da prevenção

Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que este tipo de câncer foi o segundo que mais causou mortes de homens em Santa Catarina desde 2010. Você já pensou ter acesso a um “combo da prevenção” ao câncer de próstata? Ele existe! 

O médico da família da Capital recomenda que, para prevenir a doença, homens tenham um peso adequado. “Evite, principalmente, os alimentos ultraprocessados, tente consumir coisas mais naturais, mais frescas, como frutas, verduras, carnes frescas”, aconselha o médico. Zonta destaca a importância da atividade física regular, mas ressalta que a atividade não seja algo que vá prejudicar a saúde. Além disso, afirma que o cigarro é um dos “grandes vilões da saúde do homem”

Segundo o médico de Florianópolis, além da saúde física, é necessário que o homem aprenda a lidar com estresse. “É difícil isso. Super Difícil. Mas aprender a lidar com o estresse é uma forma de prevenção de acidentes de trânsito, de violência doméstica, situações que afetam a vida do homem (…) Essas questões médias são muito importantes para que o homem construa um hábito de vida saudável para si, como também promova relações saudáveis com as outras pessoas”, diz o médico.

Quando ir ao médico?

A partir dos 18 anos, além de verificar se tomou todas as vacinas necessárias, o homem deve medir a pressão uma vez por ano. Caso não sinta nada, a partir dos 45 anos é importante que ele procure um profissional da saúde para realizar exames relacionados a diabetes e o colesterol.

“É importante que a realização de exames seja sempre indicada por um profissional de confiança, quando necessário (…) Se o homem tiver algum sintoma é outra história, aí sim, independente da idade, será preciso uma investigação”, afirma Ronaldo Zonta.

Sintomas de alerta para câncer de próstata

Mesmo com o número elevado de mortes, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) não recomenda a realização de exames de rotina, uma vez que não há evidência científica de que o rastreamento periódico do câncer de próstata traga mais benefícios do que riscos. 

Os principais sintomas que acendem um alerta e necessitam de investigação relacionados ao câncer de próstata são:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição do jato de urina
  • Sensação de dor e desconforto na região entre o pênis e o ânus
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Sangue na urina

“Caso sinta algum dos sintomas é necessário procurar o quanto antes um médico. Pois é necessário investigar, realizar exames, analisar para ver o que que tá acontecendo”, conclui Zonta. Para realizar o atendimento de forma gratuita em Florianópolis, a Secretaria Municipal de Saúde da Capital tem, particularmente nos últimos três anos, priorizado suas ações na Estratégia de Saúde da Família.

Dessa forma, é possível realizar consultas com médicos da família, que em caso de necessidade irão encaminhar o paciente para médicos especialistas, nos Centros de Saúde do município. Consulte o posto de saúde do seu bairro e os telefones para agendamento e contato neste link.

query/article/query-columnist
block/article/social-network
block/general/block-plus-news