Rádio Clube Compartilhar
Atenção, Mei's!

Semana do MEI: ação ajuda na formalização de microempreendedores na Serra Catarinense

Ao todo, serão 100 Salas do Empreendedor espalhadas pelo Estado

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Sebrae/Divulgação
Foto: Sebrae/Divulgação

Com uma programação exclusiva aos microempreendedores individuais, o Sebrae/SC promove entre os dias 22 e 26 de maio, a Semana do MEI 2023. A ação busca auxiliar na formalização do microempreendedor individual (MEI) que deseja abrir uma empresa ou ainda expandir o seu negócio. Cidades da Serra Catarinense estão na lista que serão contempladas pelo serviço gratuito.

Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Cerro Negro, Otacílio Costa, Palmeira terão cinco dias de atividades, com networking, palestras, oficinas práticas, cursos, além de dicas e apresentação de cases de sucesso. Os temas envolvem ideias de negócios, competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação, como aumentar as vendas, entre outros.

Ao todo, serão 100 Salas do Empreendedor espalhadas pelo Estado com programação especial na Semana do MEI, e duas tendas montadas nos centros das cidades de Florianópolis e Joinville. Mais informações podem ser obtidas neste link.

Dados do MEI em Santa Catarina

Segundo dados do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, no país, o número de Microempreendedores Individuais atualmente é de 11,9 milhões. Desse total, 576 mil são de Santa Catarina, o que representa 4,8% do total.

As atividades de cabeleireiros, manicure e pedicure (6,1%); de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (6,1%); e de obras de alvenaria (5,9%) lideram a lista de principais atividades dos MEIs catarinenses.

A Grande Florianópolis é a região que se destaca com o maior número de MEIs, totalizando cerca de 130 mil empresários formalizados, seguido do Norte do Estado, com cerca de 109 mil, Foz do Itajaí, com 97 mil, Sul, com 69 mil, Vale do Itajaí, com 66 mil, Oeste, com 37,62 mil, Serra, com 59 mil, Serra, com 23 mil, Meio Oeste, com 20 mil, e Meio Oeste, com 20 mil.

“A quantidade de MEIs no Estado em 2020 era de 380 mil, em 2021 aumentou para 443 mil, e em 2022 foi para 530 mil, e até abril de 2023, são mais de 576 mil MEIs ativas. Considerando a média dos últimos dez anos, que é de incremento de 31% ao ano, devemos chegar a 1 milhão de MEIs ativas em 2025, o que contribui fortemente para a geração de renda e empregos, e o desenvolvimento econômico do Estado”, conclui a gestora dos Projetos de MEI do Sebrae/SC, Aline Pereira.

Entre as atividades que mais cresceram desde 2010 em Santa Catarina, estão os serviços de pré-impressão (30%); tabacaria (21%) e atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente (21%).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.