×
×

Escolha sua região:

Domingo, 24 de outubro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Política
MENU
BUSCAR
Política
publicidade
block/article/header
Política Compartilhar

Declaração

Brasil terá racionamento de energia para evitar apagão, diz Lira

Depois da fala no Planalto, Lira usou as redes sociais para dizer que “será feito o incentivo ao uso eficiente da energia pelos consumidores de maneira voluntária”

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Brasil terá racionamento de energia para evitar apagão, diz Lira
Foto: Pablo Valadares | Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira (22) que o Brasil terá um racionamento de energia, durante “um período educativo”, para evitar um apagão. A declaração foi dada na saída do Palácio do Planalto após o deputado participar de cerimônia de lançamento do Plano Safra 2021/22.

“O ministro Bento [Albuquerque, de Minas e Energia] esteve comigo, fazendo análise do cenário, garantindo que nós não vamos ter nenhum tipo de problema de apagão, mas vamos ter um período educativo aí, com racionamento, para não ter crise maior”, afirmou o presidente da Câmara.

Lira ainda disse que o Brasil está “com um problema de [falta de] chuva” e que o país “precisa de alternativas mais baratas que termoelétricas”.

Reservatórios de hidrelétricas devem alcançar o pior nível desde 2000

Crise hidrológica: Ministério diz que setor de energia trabalha para evitar racionamento

No fim de semana, o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, disse que o nível de água dos reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste pode chegar a 10,3% em novembro, o menor índice para o mês desde 2000. A crise hídrica no país já levou ao reajuste de 20% na bandeira tarifária da conta de luz.

Depois da fala na saída do Planalto, Lira usou as redes sociais para dizer que “será feito o incentivo ao uso eficiente da energia pelos consumidores de maneira voluntária”.

Em 2001, durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, o país viveu um racionamento de energia, iniciado após uma série de apagões pelo Brasil.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news