Ponto e Contraponto Compartilhar
Entrevista

Reforma tributária pode prejudicar setor de tecnologia em SC, diz secretário Marcelo Fett

Secretário alerta que reforma tributária pode levar empresas de tecnologia a deixar o país

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: SCC SBT
Imagem: SCC SBT

Em entrevista ao programa Ponto e Contraponto, com Roberto Azevedo, neste sábado (9), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, alertou para efeitos negativos da reforma tributária no setor de tecnologia. O secretário afirma que a reforma penaliza excessivamente o setor.

Fett explicou que a reforma tributária eleva a carga tributária do setor de tecnologia deve saltar de 5% para 28%. Além disso, o secretário diz o setor não poderá abater os custos com folha de pagamento do Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

“O setor de tecnologia emprega muito com detalhe, além de empregar muito, ela paga bons salários e esse volume de recursos que o setor tecnologia emprega em mão de obra em folha de pagamento. Eu não consigo creditar na minha taxa final da minha alíquota final, ou seja, ele ultrapenaliza um setor que gera muito emprego, paga os melhores salários, é transversal a todos os setores da economia. É fundamental tanto para o processo de modernização da economia, a tal da nova industrialização”.

O secretário afirmou que esses fatores podem levar empresas de tecnologia a deixar o Brasil e migrar para países com tributação mais baixa. A reforma pode prejudicar a geração de empregos e a inovação no setor, afirma.

“No médio e longo prazo, o que vai acontecer é o seguinte, é que essas empresas vão acabar indo para outros países. Você tem relatos, por exemplo, de empresas de tecnologia sendo abordadas por meio de e-mail marketing, convidando, por exemplo, a secundária para o uruguaio, para o Paraguai e isso para o setor de tecnologia. É muito tranquilo, porque eu consigo levar uma empresa daqui para lá com muita facilidade. Eu perco o quê? Eu perco a geração de Riqueza que essas empresas poderiam estar eixando na economia de Santa Catarina e na economia do país como um todo”.

Fett defendeu a revisão da reforma tributária para evitar esses efeitos negativos. Ele lembrou que a inovação é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil e de Santa Catarina.

Confira a entrevista com Marcelo Fett, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.