Empreender Compartilhar
Segurança e saúde do trabalho

Como empresas podem reduzir acidentes de trabalho com tecnologias imersivas

Os números de acidentes de trabalho registrados no Brasil passam dos 5,4 milhões, sendo mais de 19 mil mortes de 2012 a 2018.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Os números de acidentes de trabalho registrados no Brasil passam dos 5,4 milhões, sendo mais de 19 mil mortes de 2012 a 2018. O levantamento, feito pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, contabiliza apenas casos notificados de trabalhadores com carteira assinada. A indústria e a construção civil são alguns dos setores que mais registram acidentes, principalmente em áreas de operações.

Uma das formas de reduzir esses números e aumentar a segurança no ambiente de trabalho é com treinamentos periódicos que visam aumentar a performance do colaborador. O uso de tecnologias imersivas e de inteligência artificial tem atraído cada vez mais gestores preocupados com suas equipes. A Sábios, uma Edtech que atua na área de educação imersiva, já impactou mais de 500 mil pessoas em grandes corporações e acompanha na prática como a tecnologia está ajudando a reduzir os acidentes.

Empresas como a Petrobras, que após capacitar mais de 200 mil funcionários juntamente com a Edtech, reduziu para menos de 1% o número de acidentes de trabalho ao longo de um ano de monitoramento. Outras 25 grandes indústrias de Santa Catarina nas áreas de alimentação e construção civil conseguiram diminuir 52% a taxa de erros nas avaliações em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) após treinamento com a tecnologia imersiva aplicado pela Sábios em parceria com a Fiesc/Sesi-SC. No total, participaram 50 mil trabalhadores durante o período de 10 meses. 

Foto: Divulgação.

Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios, explica que o grande diferencial das experiências imersivas é criar uma situação virtual em que a pessoa se sente muita próxima da sua realidade do dia a dia, se envolve por meio de seus próprios sentidos e emoções, toma decisões  e, dessa forma, consegue aprender e reter melhor o conhecimento. Com isso, ela aprimora suas habilidades e atitudes e adquire, de maneira eficaz, a cultura de segurança.

Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios. Foto: Divulgação.

“Ao passar por uma experiência o nosso cérebro absorve, analisa, gera hipóteses e depois age. Mas nós temos um sistema límbico, que mexe com as emoções, e isso explica porque cada pessoa reage de uma forma diferente diante da mesma situação. A metodologia que utilizamos faz com que o cérebro seja treinado para que, quando a pessoa se deparar com determinada situação concreta, ela consiga lidar com a sua emoção e agir da forma correta, pois o cérebro já foi treinado para aquele momento”, explica.

A Sábios desenvolveu uma metodologia baseada em neurociência e experiential learning, além de uma plataforma própria e integrada à inteligência artificial e ao machine learning. Com isso, é possível criar experiências gamificadas em 2D, 3D, realidade virtual, aumentada e mista, com acesso por PC, dispositivos mobile, óculos VR e Mixed Reality, além de salas imersivas e o WeCog, uma mesa interativa fabricada pela própria startup.

Foto: Divulgação.

Consolidada no mercado de tecnologia, 98% dos projetos desenvolvidos pela Edtech, em mais de 11 anos de atuação no mercado, foram voltados para áreas operacionais e de prevenção e segurança do trabalho de grandes indústrias. Inclusive, um dos focos da Sábios é oferecer soluções para as principais dores destes setores, que é aumentar o desempenho das equipes. “Nosso propósito é melhorar a performance das pessoas e das organizações, eliminando os gaps delas em competências, comportamentos e cultura. Para isso, precisamos de uma metodologia eficiente que consiga identificar e trabalhar esses gaps com eficácia e medir os resultados, esse é o nosso maior diferencial no mercado de learning. Trabalhamos com as dores dos gestores que precisam entregar desempenho e não apenas cumprir uma obrigação de treinamento”, avalia Lima.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.