Prefeitura de Florianópolis Compartilhar
Especial

Dibea: um refúgio de amor e esperança para cães e gatos a espera de adoção em Florianópolis

Atualmente, há mais de 200 animais acolhidos na Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: PMF | Divulgação
Foto: PMF | Divulgação

Adotar um animal de estimação vai muito além do ato de dar um lar a um amigo de quatro patas, a decisão inclui uma jornada de amor, companheirismo, dedicação e responsabilidade. Apaixonada por animais desde a infância, Tabita Tanin passou anos sem ter um cãozinho em casa e em 2023 sentiu que era o momento de dar um novo lar a um bichinho.

A decisão de adoção ocorreu após Tabita passar por mudanças significativas em sua vida, incluindo a perda de seus pais. Amigos próximos a encorajaram a considerar a adoção de um animal como uma forma de trazer alegria e companhia para sua vida. Depois de se organizar financeiramente e preparar-se emocionalmente, a jovem decidiu visitar a Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis (Dibea) em busca de seu novo amigo de quatro patas. O local é um refúgio para centenas de cãezinhos e gatinhos em busca de um lar amoroso e acolhedor em Florianópolis. 

Entre os mais de 200 animais acolhidos na Diretoria, Tabita encontrou Laura, uma pitbull de cinco anos. A conexão entre a jovem e a cadela foi instantânea. “Quando eu passei pela Laurinha ela estava com um olhar meio triste, começou a se tremer nervosa e isso me marcou muito. Eu fui conversando com a Laurinha, acalmando-a, e ela viu que eu não estava ali para machucá-la. Em um momento ela virou a barriga pra cima, começou a pedir carinho e acabou me conquistando. Foi amor à primeira vista”, relembra Tabita. 

Dibea um refúgio de amor e esperança para cães e gatos a espera de adoção em Florianópolis
Primeiro encontro entre Tabita e Laura. Foto: Arquivo Pessoal

No mesmo dia, a jovem decidiu que Laurinha seria sua nova companheira. Para concretizar essa decisão, Tabita precisou preencher uma ficha de interesse. Na ficha, cada pessoa interessada em adotar um animal precisa responder uma série de questionamentos, como endereço e as condições que o bichinho viverá, como se terá acesso à rua ou não.  “Há uma série de critérios que a pessoa deve levar em consideração na hora de adotar. É preciso estar ciente da responsabilidade financeira e emocional que precisará ter com aquele animal que está adotando, porque ele precisará de ração e atenção e pode precisar de cuidado veterinário”, explica Bárbara, Gerente da Dibea. 

Após o preenchimento, a Dibea entra em contato por WhatsApp para conhecer mais sobre os futuros tutores e as condições que o animal será exposto. Sendo aprovada a adoção, é marcada a entrega do animal na nova residência. Laura e Tabita voltaram a se encontrar cerca de uma semana depois, após todo o processo de adoção. Desde então, os dias de tutora e animal de estimação se tornaram recheados de amor e companheirismo. 

Assim como Laura, os animais acolhidos na Dibea foram resgatados, alguns após serem abandonados pelas ruas da cidades, outros após o resgate de lares onde sofriam violências e risco de morte. Na Dibea cães e gatos encontram um local de cuidados e carinho enquanto aguardam para serem adotados. 

Adoção na Dibea

Segundo Bárbara, a Diretoria foi criada para ser uma casa provisória para os animais. A ideia era que os cães e gatos fossem resgatados, tratados e posteriormente adotados. Porém, as adoções não acompanham a quantidade de resgates e muitos animais, por serem idosos, deficientes ou de pelagem preta, acabam morando durante anos na sede. Há casos de animais que viveram os últimos anos de vida na Dibea sem nunca terem encontrado tutores e um lar.

“A adoção dos animais é a única maneira que temos de continuar resgatando. Quando uma pessoa adota na Dibea ela abre a vaga para que outro animal possa ser resgatado e cria-se um ciclo positivo de acolhimento de animais. É extremamente importante que as pessoas levem em consideração os animais com deficiência física, idosos, para que eles tenham um lar com muito amor e carinho para viver o restinho da sua vida”, finaliza Bárbara.

Dibea um refúgio de amor e esperança para cães e gatos a espera de adoção em Florianópolis
Foto: PMF | Divulgação

Saiba como adotar

Para adotar um animal na Dibea os interessados devem ir até a sede da Diretoria, na SC-401, no bairro Itacorubi. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábado, sem chuva, exclusivamente para adoção, das 13h30 às 17h. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.