Florianópolis contra a Covid Compartilhar
Conteúdo Especial

40 pessoas em situação de rua participam de curso de barbeiro e panificação em Florianópolis

Ao todo são mais de 80 pessoas inscritas em outros cursos, como o de hotelaria e manicure.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Florianópolis, Divulgação
Foto: Prefeitura de Florianópolis, Divulgação

“Transformando a história da cidade com ações de amor e cidadania”: esse é o lema do Passarela da Cidadania, que atende pessoas em situação de rua em Florianópolis. Quem passa pelo projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis, sente na pele o impacto e a transformação que o atendimento e o acolhimento profissional proporcionam na vida de quem por algum motivo precisou fazer das ruas a sua morada.  E nesse momento, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a ONG Nurrevi, está promovendo aulas de panificação e de barbearia para 40 pessoas. Ao todo são mais de 80 inscritas em outros cursos, como o de hotelaria e manicure.

O espaço denominado como “Fábrica dos Sonhos” estará com cursos profissionalizantes durante 3 meses, de segunda a sexta-feira, para capacitar essas pessoas para o mercado de trabalho.

Passarela da Cidadania
Foto: Prefeitura de Florianópolis, Divulgação

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!


Reestruturação

Além da equipe profissional disponibilizada diariamente pela Prefeitura para realizar atendimentos que contribuam na ressocialização, que inclui quatro psicólogos, quatro assistentes sociais e uma equipe de saúde, os acolhidos têm direito a quatro refeições diárias pensadas por nutricionistas, locais para banhos e higiene pessoal. Nos últimos meses, o Projeto revitalizou os dormitórios que acolhem diariamente pelo menos 200 pessoas em situação de rua. Também foram instalados novos bebedouros e a limpeza dos locais foi reforçada.

No espaço reestruturado, muitos momentos marcantes de agradecimento vêm acontecendo entre os profissionais da Nurrevi, voluntários e os acolhidos.

“Com a reabertura do refeitório, afirmamos para eles que era uma questão de dignidade ter um local para comer. Nos vemos no olhar e na fala de muitos usuários os agradecimentos. Alguns dias atrás um dos usuários antes de voltar pra casa fez questão de bater uma foto com a equipe e escrever do agradecimento de como foi importante ter esse espaço para retomar a vida. Sabemos que temos muitas coisas para fazer, mas observamos que é o reinício de muitas pessoas”, finaliza Roberto Chenk, coordenador do Núcleo de Recuperação e Reabilitação de Vidas (Nurrevi), que assumiu as atividades da Passarela da Cidadania, em Florianópolis, em janeiro deste ano. 

Todas as atividades realizadas dentro da passarela, pelas pessoas em situação de rua, pelos funcionários da prefeitura, voluntários da Nurrevi e da Rede Solidária Somar Floripa, respeitam as orientações da Vigilância em Saúde do Município e da Organização Mundial da Saúde (OMS), como utilização de máscara e álcool em gel, higienização regular dos locais e distanciamento social. Além disso, a Prefeitura realiza testes de Covid-19 em todas as pessoas em situação de rua que frequentam o projeto.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×