Programa de Qualidade do Ar Interior: conheça o trabalho que cuida da saúde das pessoas
O trabalho dos engenheiros mecânicos é fundamental na garantia da qualidade do ar no interior de ambientes climatizados por sistemas.
• Atualizado
Além dos malefícios ao meio ambiente, a poluição do ar é uma das principais causas de adoecimento de pessoas em todo o mundo. Homens, mulheres, crianças e idosos são diretamente impactados pela qualidade do ar que respiram, essencialmente dentro de ambientes fechados, como a sala da própria casa ou o ambiente de trabalho, onde passamos em média 90% do dia.
No ato de respirar consumimos oxigênio e liberamos gás carbônico, que por ser poluente, não deve ser novamente respirado. Contudo, em ambientes fechados, que não possuem ventilação, e por consequência não possibilitam o processo de renovação do ar, o gás carbônico se acumula, influenciando no bem-estar e provocando efeitos danosos à saúde.
O trabalho dos engenheiros mecânicos se mostra fundamental na garantia da qualidade do ar no interior de ambientes climatizados por sistemas, uma vez que o profissional é responsável por elaborar projetos de climatização e realizar as manutenções preventivas e corretivas dos aparelhos e dutos de distribuição do ar. Esse trabalho é importantíssimo, pois com o passar do tempo, os aparelhos acumulam poeira e sujeiras, aumentando o risco de transmissão de vírus e bactérias.
“A poeira fica incrustada dentro dos aparelhos e dos filtros e, dessa forma, o ar que circula pelos ambientes se torna sujo e impróprio para uso. O engenheiro mecânico é especialista em condicionamento e qualidade de ar, em manutenção de equipamentos de ar condicionado e trabalha para garantir que os ambientes possuam um ar qualificado”, explica o 2º vice-presidente CREA-SC e engenheiro mecânico, Osny do Amaral Filho.
Confira os detalhes no programete a seguir
Programa de Qualidade do Ar Interior
Visando promover a qualidade do ar dos ambientes, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) criou, em 2020, o Programa de Qualidade do Ar Interior (PQAI). O Programa, que se tornou uma referência para os Creas do país, alerta para a importância e os benefícios da tecnologia de tratamento e purificação do ambiente, por meio do processo de “renovação do ar interior”, que consiste na insuflação de ar filtrado e exaustão do degradado interior. adicionalmente à renovação do ar, foi implantado um sistema de purificação do ar com uso de equipamento de atomização com Peróxido de Hidrogênio (H2O2). O processo elimina 99% de vírus, bactérias, mofo e odores que flutuam no ambiente interno.
“A qualidade do ar significa saúde, bem-estar e produtividade para as pessoas e para termos tudo isso precisamos de um ambiente favorável. A engenharia mecânica abraçou essa causa com o Programa de Qualidade do Ar Interior, que garante uma ventilação constante e renovação do ar dentro de ambientes fechados, como auditórios, e proporciona um local seguro, com ar limpo e biossegurança”, afirma Osny, que é coordenador do Programa de Qualidade do Ar Interior e conselheiro do CREA-SC.
Profissional versátil
Quem escolhe seguir carreira como engenheiro mecânico encontrará um extenso campo de atuação. Com possibilidades de desenvolvimento de projetos e de sistemas mecânicos, os engenheiros poderão executar atividades dentro da indústria, bem como em escritórios próprios para desenvolvimento de projeto e exercer sua criatividade na criação de soluções de engenharia. “A Mecânica é uma especialidade da engenharia muito versátil e que dá uma abrangência profissional muito grande”, finaliza Osny.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO