Crea-SC transformando vidas Compartilhar
Crea-SC

Quem é o agrimensor e qual sua importância nas construções urbanas e rurais

Esses profissionais são os primeiros engenheiros a atuarem em uma obra.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Carlos Antônio Oliveira Vieira, engenheiro agrimensor e inspetor do CREA-SC. Foto: SCC SBT
Carlos Antônio Oliveira Vieira, engenheiro agrimensor e inspetor do CREA-SC. Foto: SCC SBT

Mapas em aplicativos de celulares e GPS, tão comuns no dia a dia das pessoas, são produzidos a partir do georreferenciamento de construções urbanas e rurais. O trabalho, fundamental para promover o ordenamento de uma cidade, é realizado por engenheiros agrimensores e cartógrafos. 

Os profissionais são ainda os primeiros engenheiros a atuarem em uma obra e os últimos a frequentá-la. O trabalho não se restringe a medir um terreno, são diversas atividades vinculadas a esse profissional, como execução de levantamentos topográficos, geodésicos, aerofotogramétricos, além da realização de sensoriamento remoto e de parcelamento do solo. 

 “O engenheiro agrimensor tem a atribuição de demarcar, elaborar divisões e realizar demais atividades relativas às áreas de medição. Em obras, é o responsável por fazer o levantamento topográfico para que o arquiteto possa projetar”, explica Carlos Antônio Oliveira Vieira, engenheiro agrimensor e inspetor do CREA-SC. O trabalho dos agrimensores e cartógrafos auxilia ainda os engenheiros civis na construção de obras. 

Sistema CONFEA/CREA

Com o passar dos anos e o desenvolvimento de novas tecnologias, a Engenharia de Agrimensura foi se adaptando e especializando no referenciamento de territórios. Segundo Vieira, a área, que antigamente utilizava referenciais para a medição arbitrárias, atualmente utiliza o  Sistema geodésico brasileiro (SGB) para promover o ordenamento territorial. 

Com a responsabilidade técnica pela obra e de seus levantamentos, o profissional precisa ser habilitado pelo  sistema CONFEA/CREA para desempenhar suas atividades. A habilitação garante a fiscalização do exercício profissional. Vieira finaliza: “Pela legislação atual, você não consegue fazer um registro em cartório público sem ter um levantamento técnico por um profissional tecnicamente habilitado, ou seja, de um engenheiro agrimensor ou engenheiro cartógrafo”.

Confira o programete e mais detalhes sobre o trabalho dos engenheiros agrimensor e cartógrafo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×