Engenheiro de Segurança do Trabalho: conheça mais sobre a profissão que se preocupa com o bem-estar do trabalhador
A segurança do trabalho está direcionada à qualidade de vida e à segurança do trabalhador em seu ambiente laboral
• Atualizado
A segurança do trabalho sempre teve um foco ligado às obrigações legais. A partir do momento em que ela passou a ser vista como um fator de crescimento dentro das empresas, vários investimentos foram feitos nessa área. Porém, de nada adianta o engenheiro de segurança do trabalho fazer toda a provisão e preparação para um ambiente seguro e não haver a correlação ou a participação do trabalhador.
“Nós estudamos as probabilidades que causam o maior número de acidentes e, dentro dessas análises, construímos processos que avaliam a necessidade das alterações, porque a segurança do trabalho envolve não só o momento da atividade profissional, mas sim todo o contexto de vida desse trabalhador. Uma pessoa que trabalha feliz, vive feliz e assim o contrário. A segurança do trabalho está direcionada à qualidade de vida e à segurança do trabalhador em seu ambiente laboral, independentemente de qual seja ele”, explica o Eng. de Segurança do Trabalho e Florestal, Jackson Jarzynski.
Para a área de atuação, o entendimento principal é de que a segurança do trabalhador é muito mais importante do que o trabalho em si. Por isso, de acordo com o engenheiro, “a segurança no trabalho deixou de ser somente uma obrigação legal e passou a ser uma preocupação dentro das empresas”.
Ligada diretamente à direção da empresa, a área assegura um ambiente de trabalho adequado, o alto desempenho e a melhoria continuada nos processos industriais. Nesse sentido, desenvolvem-se programas específicos e ainda utiliza-se da tecnologia para avançar em soluções. É o caso do uso da realidade virtual para treinamentos de emergência.
“Vários projetos são desenvolvidos no sentido da melhoria da saúde e segurança do trabalhador, aliados à alta produtividade e desempenho, e a realidade virtual tem ajudado cada vez mais no preparo dos profissionais. A segurança no trabalho avalia o desempenho ao longo do tempo. Por isso, o que funcionou no passado, não é o mesmo de hoje, e não será o de amanhã. Há um estudo de probabilidades e, a partir dessas análises, nós construímos processos que definem a necessidade de novas condutas. Assim, neste momento, já estamos trabalhando com a construção de projetos para daqui 5, 10 ou 15 anos”, complementa Jarzynski.
Confira o programete e mais detalhes sobre segurança no trabalho
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO