Tempo Compartilhar
Cuidado redobrado

Itajaí está em estado de alerta devido às chuvas intensas

Nas últimas 12 horas choveu mais de 120 milímetros na cidade.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem ilustrativa | Foto: Freepik | Banco de Imagens
Imagem ilustrativa | Foto: Freepik | Banco de Imagens

As fortes chuvas registradas em Itajaí colocaram a Defesa Civil do município em estado de atenção, em função do solo permanecer encharcado com risco alto para deslizamentos. O órgão de segurança e proteção está monitorando as condições climáticas e as áreas de encosta, além de vistoriar os pontos de alagamentos.

Os acumulados de chuva nas últimas 12 horas somam valores acima de 120 milímetros e até o momento oito ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil junto com o Corpo de Bombeiros. Uma delas ocorreu devido queda de árvore que interditou totalmente a rua João Américo Watzko, no bairro São Vicente. Já outra foi uma queda de muro residencial na rua Joaquim Souza Medeiros, em Espinheiros. Devido às fortes chuvas também foram constatados alagamentos pontuais em bairros da cidade que atingiram as unidades de saúde dos bairros Cidade Nova, Rio Bonito, Itaipava e Espinheiros.

A previsão de acordo com o laboratório de climatologia da Univali é de tempo instável nesta segunda-feira (10). Já na terça (11) maiores períodos de sol com chuva ocasional. Entre quarta-feira (12) e sábado (15) o sol aparecerá acompanhado das nuvens com condições de chuva fraca isolada em Itajaí.

“Neste momento a nossa maior preocupação é em relação a possíveis deslizamentos de terra próximos das encostas devido ao volume de chuva das últimas horas. Nossas equipes estão com várias frentes de trabalho monitorando essa situação junto à comunidade durante 24 horas e de prontidão com as equipes da Secretaria de Obras”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira.

A Defesa Civil aconselha que em caso de movimento de terra ou rochas próximas às suas residências, bem como inclinação de postes e árvores, a família deve sair do imóvel. O órgão municipal ressalta que a população deve procurar abrigo seguro a qualquer princípio tempestades com ventos fortes e raios, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Em local abrigado, as pessoas devem ficar longe das janelas, além de desligar aparelhos eletrônicos. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 e a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.