Segurança Compartilhar
Impressionante

IMAGENS: Forte chuva deixa Xanxerê debaixo d’água: 200 afetados e bairros com inundação

Inundação impressionante deixou pelo menos 50 famílias afetadas e bairros debaixo d'água

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto 1: ClicRDC | Foto 2: CBMSC / Reprodução
Foto 1: ClicRDC | Foto 2: CBMSC / Reprodução

Uma forte chuva que atingiu Xanxerê, no Oeste catarinense, provocou inundação em bairros e comércios na área central do município, na madrugada desta terça-feira (27). Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), uma família que estava em uma residência na parte baixa da rua 27 de fevereiro, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, precisou ser resgatada. Conforme a Defesa Civil, as duas pessoas que estavam na casa ficaram ilhadas.

Os bairros dos Esportes, e Vila União e outros pontos em levantamento, também foram afetados.

Conforme a Defesa Civil, a inundação afetou pelo menos 200 pessoas diretamente, com 50 residências afetadas por inundação. Segundo o órgão, a inundação ocorreu devido à chuva intensa e concentrada em curto espaço de tempo. O primeiro alerta para o risco de temporais e alagamentos no município foi emitido às 01h02.

Segundo a órgão, a média de chuva é 187 mm para o mês de fevereiro e durante a madrugada, choveu 71 mm, isso corresponde a cerca 37% da média para o mês. “Em 1h choveu mais de 40mm, isso representa em torno de 20% da chuva do mês de fevereiro”, explica.

40 milímetros de chuva em uma hora causou inundação

O monitoramento da Defesa Civil registrou o acumulado de mais de 40 mm em menos de 1 hora, chuva essa concentrada que ocasiona a inundação brusca. Nas últimas 6 horas foram registrados 71.4mm de chuva em Xanxerê. As equipes da Defesa Civil estão no atendimento de ocorrência diversos pontos e na avaliação de riscos.

Inundação deixou família ilhada no bairro Nossa Senhora de Lourdes

Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) / Reprodução

Inundação deixou carro parcialmente submerso na BR-282

Imagens impressionantes mostram o momento que um carro, que aparentemente está sem ocupantes, fica preso em um alagamento, no km 499, da BR-282. O trânsito precisou ser desviado no local pela Polícia Rodoviária Federal. Veja:

Frente fria e área de baixa pressão causaram chuva que provocou inundação

A Defesa Civil havia previsto que a aproximação de uma frente fria combinada com uma área de baixa pressão favoreceria a ocorrência de temporais isolados em Santa Catarina a partir da tarde de segunda-feira (26). A previsão indicava que entre a noite de segunda e madrugada de terça-feira (27) os temporais ganhariam força, acompanhados de chuva intensa em curto período de tempo, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste, na região de Xanxerê, e parte dos Planaltos. O risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e queda de galhos e árvores era considerado alto na área em laranja e moderado em amarelo.

Imagem: Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) / Reprodução

Recomendações para a população

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros. Nas áreas com risco de deslizamentos, fique atento a inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência e aparecimento de rachaduras em muros e paredes. Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.