Cotidiano Compartilhar
ATENÇÃO

Servidores iniciam greve por tempo indeterminado em Florianópolis

População foi surpreendida por início da greve; confira relatos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Servidores iniciam greve por tempo indeterminado em Florianópolis | Foto: SCC SBT
Servidores iniciam greve por tempo indeterminado em Florianópolis | Foto: SCC SBT

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) anunciou greve por tempo indeterminado, nesta quinta-feira (23). Em nota, o Sintrasem explicou que o motivo da paralisação é que:

“Mesmo com margem na Lei de Responsabilidade Fiscal e dinheiro em caixa, a prefeitura nega a maioria das reivindicações e mantém outras tantas indefinidas, com prazos vagos ou inexistentes, e sem garantias”.

O Sindicato informou também que: “busca uma negociação e proposta que atenda às reivindicações dos trabalhadores”.

“Não há proposta para o cumprimento da lei federal que reconhece as auxiliares de sala no magistério e nem para a revogação das portarias que atacam a Educação. Nada para a recomposição salarial dos técnicos de enfermagem. Nada sobre o piso dos ACS e ACE.

Na Saúde, trabalhadores sobrecarregados são agredidos por conta da falta de pessoal para atender. Na Educação, professores chegam a comprar materiais didáticos do próprio bolso, e há unidades sem sequer banheiro funcionando”, afirmou o Sintrasem, em nota.

Reflexos da greve

Segundo informações da equipe do SCC SBT, que esteve no Centro de Saúde Trindade na manhã desta quinta-feira (23), já é possível ver os reflexos da greve.

Dados levantados pela equipe apontam que: de 44 profissionais, 35 aderiram à greve; De 7 médicos, apenas um está atendendo urgências; De 8 enfermeiras, apenas uma está atendendo. Já as salas de vacina, curativo e farmácia estão fechados. O setor de Odonto segue funcionando.

População é surpreendida por início de greve

A população foi surpreendida pelo início da greve na manhã desta quinta-feira (23). “Não tem nenhum comunicado sobre a greve”, disse Gilson Luís que estava no Centro de Saúde Trindade, para buscar medicamento para dormir. “O medicamento só tem nessa farmácia ou na do centro. Só tem duas farmácias que a prefeitura disponibiliza a retirada desse medicamento”, explicou. “Infelizmente, lamentável”, concluiu.

A dona Adriana, Auxiliar de Saúde Bucal, também esteve no local para buscar medicamento para pressão: “Vamos ficar sem medicação. Não tem como ficar sem”, disse.

O que diz a Prefeitura de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis informou que a Administração Municipal “lamenta a decisão e informa que está trabalhando para que os serviços essenciais à população não sejam afetados”.

Confira a nota da Prefeitura de Florianópolis:

“Mesmo com negociação e acordos cumpridos, Sintrasem anuncia greve em Florianópolis. A Administração Municipal lamenta a decisão e informa que está trabalhando para que os serviços essenciais à população não sejam afetados.

Reforça também que, ao longo dos últimos anos, tem mantido diálogo permanente com as categorias e, principalmente, cumprido integralmente todos os acordos firmados. Como exemplo, a Prefeitura já anunciou a aplicação do reajuste salarial com base no INPC, além da manutenção dos compromissos assumidos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

Paralelamente, a gestão vem realizando investimentos concretos na valorização do serviço público. Somente no último ano, foram chamados mais de 1.900 novos profissionais para reforçar o atendimento à população. Na educação, mais de 220 profissionais foram convocados, entre professores e auxiliares.

Na saúde, foram mais de 150 profissionais, além de outros profissionais como dentistas, assistentes sociais e psicólogos, ampliando a capacidade de atendimento nas unidades.

A Prefeitura também destaca que está em andamento um novo concurso público, com mais de 40 cargos em diversas áreas”.

Situação dos serviços, de acordo com a prefeitura – 23/04/2026

  • Educação

ESCOLAS BÁSICAS MUNICIPAIS (EBMs)

  • Unidades com atendimento– 37
  • Unidades sem atendimento – 4
  • Porcentagem de profissionais em greve – 32,3%

NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL (NEIMs)

  • Unidades com atendimento – 72
  • Unidades sem atendimento – 12
  • Porcentagem de profissionais em greve – 36,1%

Saúde

  • Porcentagem de profissionais em greve – todos os serviços – 16,08%
  • Centros de Saúde com maior percentual de profissionais em greve – Novo Continente, Jurerê, Trindade, Rio Tavares.
  • UPAS – Com baixa adesão, sem impacto significativo no funcionamento

A Prefeitura de Florianópolis orienta para que antes de sair de casa, pacientes devem procurar o Alô Saúde Floripa para tirar dúvidas sobre o funcionamento dos serviços e também solucionar o que for possível de forma remota, pelo 0800 333 3233.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.