Cotidiano Compartilhar
Devoção

Procissão Senhor dos Passos é marcada por emoção em Florianópolis

Segundo a PM, na tarde deste domingo, mais de 20 mil pessoas participaram da procissão

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Apoio/Divulgação
Foto: Apoio/Divulgação

As ruas centrais de Florianópolis foram palco de cenas de fé, emoção e agradecimento na procissão Senhor dos Passos, depois de dois anos. Em 2021, o evento ocorreu de forma virtual com a transmissão online das celebrações, aproximando a tradição da população em um momento de tanta dificuldade.

“Esse ano realizamos a Procissão da Esperança. Pela primeira vez na história do Nosso Senhor dos Passos ficamos dois anos sem sair com as imagens, esse retorno foi um momento de muito agradecimento, de gratidão, de lembrarmos dos mais de 660 mil brasileiros que perderam a vida nesta pandemia e de celebrarmos a ciência”, destacou Rita Peruchi, vice-provedora da Irmandade Senhor dos Passos.

No sábado (02), ocorreu a Procissão do Carregador, às 7h30. Durante a tarde, às 17h, foi realizada a missa em honra do Senhor Jesus dos Passos. Na sequência, os fiéis continuaram a adoração das imagens. Depois, as imagens tomaram as ruas, levadas para a Catedral, na chamada Procissão da Transladação das Imagens, onde ficaram até a tarde deste domingo (03), quando ocorreu a Procissão Senhor dos Passos.

A aposentada Izolete Maria de Souza acompanha a Procissão desde pequena e vem passando a tradição para sua filha e netas.

“Quando minha neta nasceu, lutou pela vida. Fui aos pés do Senhor dos Passos e pedi que ele não deixasse minha neta partir. Ele ouviu nossas súplicas e desde então, há 8 anos, estamos aqui. Esses dois anos sem podermos sair às ruas foi de grande angústia, mas não perdemos a fé”, comentou.

No domingo também foi realizada a missa com participação da Irmandade Senhor dos Passos. Na sequência, a Catedral permaneceu lotada de fiéis. Nem mesmo a chuva afastou a população. Às 15h30, quando os pingos engrossavam, Elisa da Costa permanecia serena com seu traje de promessa. Com a Cruz sobre os ombros, ela conta que acompanha a tradicional celebração desde pequena.

“Quando meu pai e minha mãe estavam no hospital, eu pedi muito para o Senhor dos Passos que aliviasse a sua dor. Meu pai descansou e foi encontrar com Deus. Hoje eu venho pedir pela saúde de meu tio, o irmão mais novo de meu pai, que está doente. E mais, para rezar por todas as pessoas que passam por algum momento de necessidade, clamar pela misericórdia de Senhor dos Passos e de Nossa Senhora, com chuva ou com sol, pois nossa fé supera qualquer intempérie”, comentou.

Milhares de pessoas acompanham a Procissão. Integram o cortejo pessoas da comunidade representando as figuras de José de Arimatéia, Nicodemus, São João, Maria Mãe, Maria Madalena, Simão Cirineu, Três Beús e a Verônica, que acompanharam Cristo em direção ao Monte Calvário.
 
Após percorrer o centro da cidade as imagens retornaram para a frente da Catedral, às 16h38, onde aconteceu o Sermão do Encontro, com o Encontro das duas imagens: Senhor Jesus dos Passos – o Filho – e Nossa Senhora das Dores – a Mãe. Este ano o sermão foi realizado pelo padre Aldo Lisboa. O tema central deste ano foi o amor de mãe e filho, prece para todas as mães que oram por seus filhos. Na sequência, o padre também lembrou daqueles que perderam a vida para o coronavírus e foi feito um minuto de silêncio.

Segundo a Polícia Militar, na tarde deste domingo (03), mais de 20 mil pessoas participaram da Procissão, somando 30 mil pessoas no ano de 2022.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.