Educação Compartilhar
PROBLEMA

Comunidade pede solução para falta de água em creche em Florianópolis

Segundo pais de alunos, a situação é antiga e ocorre há cerca de um ano

• Atualizado

Redação

Por Redação

Comunidade pede solução para falta de água em creche em Florianópolis | Foto:  Reprodução/Google Maps
Comunidade pede solução para falta de água em creche em Florianópolis | Foto: Reprodução/Google Maps

Uma comunidade está pedindo solução para a falta de água na creche NEIM Celso Pamplona, localizada na Rua Gualberto Senna, 111, no bairro Jardim Atlântico, em Florianópolis, que voltou a enfrentar problemas no abastecimento de água.

Segundo pais de alunos, a situação é antiga e ocorre há cerca de um ano, sem que uma solução definitiva tenha sido apresentada.

De acordo com o relato da comunidade escolar, o problema estaria na tubulação que leva água da rede pública até a escola. A estrutura seria antiga e insuficiente para garantir a pressão necessária, fazendo com que a água chegue muito fraca e não consiga abastecer a cisterna da unidade.

Na última quarta-feira (24) a falta de água levou ao cancelamento das aulas. Nesta sexta-feira (26), o problema se repetiu. Desta vez, a escola manteve o atendimento, mas apenas até às 12h, em razão da dificuldade para manter o funcionamento da unidade sem abastecimento.

Os pais afirmam que a situação já foi comunicada diversas vezes à Prefeitura de Florianópolis e à CASAN, mas, até o momento, nenhuma obra foi realizada para resolver o problema. Segundo eles, também foi solicitado o envio de um caminhão-pipa como medida emergencial, mas o pedido não teria sido atendido.

Os pais ainda destacam que a falta de água compromete a higiene dos ambientes, o preparo da alimentação, o uso dos banheiros e as condições de atendimento das crianças e dos profissionais, tornando o funcionamento da unidade inadequado.

O que diz a Prefeitura de Florianópolis

“Uma empresa, contratada pela Prefeitura para manutenção predial, encontra-se desde às 7 horas da manhã na unidade educativa verificando o que pode estar ocasionando o problema.

Dentre os testes a serem executados está o de verificação se há pressão suficiente da água para chegar até o reservatório do Neim.

A unidade requisitou um caminhão pipa diretamente para a Casan. A Secretaria Municipal de Educação (SME) reforçará esse apelo do Neim para que a situação seja normalizada o quanto antes. Todas as vezes que a SME foi acionada atendeu imediatamente o núcleo de educação infantil”.

O que diz a CASAN

“A CASAN informa que o fornecimento de água na região está normal e que a instituição já foi orientada sobre a necessidade de verificar as instalações internas, que devem estar com vazamento oculto, que compromete o abastecimento.

Um novo caminhão-pipa será encaminhado à instituição, que também será novamente orientada sobre a necessidade de verificação das instalações internas.

Somente após a resolução desse vazamento será possível verificar com clareza se existe alguma ocorrência de responsabilidade da CASAN”.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×