Cotidiano Compartilhar
EMOCIONANTE

Bombeiros resgatam tartaruga presa em rede de pesca em SC

Após o resgate, os guarda-vidas precisaram prestar os primeiros socorros ao animal

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: CBMSC.
Foto: CBMSC.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi acionada para realizar o resgate de uma tartaruga que estava presa em uma rede de pesca na região das praias do Buraco e Central, em Balneário Camboriú.

Os guarda-vidas estavam fazendo uma ronda de jetski no mar, quando foram acionados para atender a ocorrência. Chegando ao local, eles logo libertaram o animal da rede, mas ao devolver a tartaruga às águas, notaram que ela permaneceu inerte e afundou.

Foto: CBMSC.

Eles então a retiraram do mar e constataram que ela estava muito debilitada e respirava com dificuldade. “É difícil ver alguém nessa situação, mesmo um animal. Ela estava fraca e com muita dificuldade de respirar”, afirma o subtenente Jorge Luiz de Souza Batista, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMSC em Balneário Camboriú.

A tartaruga foi levada até o GBS e, em contato com o órgão que realiza o resgate deste tipo de animal na cidade, os militares decidiram utilizar técnicas de salvamento de seres humanos quando estão em situação de afogamento.

Imagens: Redes Sociais/Reprodução

De acordo com os bombeiros, ela foi mantida em declive, com a cabeça em nível um pouco abaixo do corpo. Usando toalhas molhadas, eles ainda realizaram o resfriamento do casco para manter a temperatura corporal do animal.

Além disso, os guarda-vidas ofertaram oxigênio aos poucos para ela e notaram uma melhora significativa. “As nossas equipes estão constantemente se atualizando para que possamos salvar pessoas em situação de afogamento, ainda que o objetivo principal seja sempre a prevenção. Ver que esse conhecimento foi fundamental para essa tartaruga e que ela vai poder voltar ao seu habitat natural em segurança, é muito gratificante. A missão do bombeiro militar é proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente e, atendimentos como esse, só reforçam que estamos no caminho certo”, completa do subtenente.

Imagens: CBMSC/Divulgação

Após a recuperação, o animal foi recolhido por um órgão especializado do município para acompanhamento e posterior retorno dela ao mar.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.