Cotidiano Compartilhar
Não deixe água parada

Alerta Vermelho: Joinville decreta situação de emergência em função da dengue

Só neste ano, Joinville acumula 1.869 casos confirmados de dengue. E cinco óbitos já foram confirmados.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação | Prefeitura de Joinville
Foto: Divulgação | Prefeitura de Joinville

A Prefeitura Municipal de Joinville publicou nesta segunda-feira (19) o decreto de situação de emergência em função da dengue. A decisão leva em conta o acumulado de casos suspeitos, casos confirmados e o registro de cinco óbitos, desde o início de 2024.

Além disso, a Prefeitura avançou com o Plano de Contingência (PlanCon) para o Alerta Vermelho, que resultou na intensificação das ações e na instalação do Gabinete de Crise.

“A Situação de Emergência e o Alerta Vermelho representam a gravidade da situação da Dengue em nossa cidade. O Brasil inteiro está sentindo as consequências do avanço da Dengue e não é diferente em nossa região. Mais do que nunca, precisamos nos conscientizar que a Dengue mata”, enfatiza o prefeito Adriano Silva.

Só neste ano, Joinville acumula 1.869 casos confirmados de dengue. Os bairros com mais casos são Saguaçu, Aventureiro e Boa Vista. Em relação aos focos, a soma chega a 2.456, sendo os bairros Aventureiro, Paranaguamirim e Floresta os que mais tiveram focos mapeados.

Epidemia

Nesta segunda-feira (19), a Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica (UDVE) da Gerência Regional de Saúde de Joinville (SERSA/JOI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu o Ofício 026/2024, que considera que a cidade de Joinville é compatível com Epidemia de dengue.

A definição leva em consideração a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde, de acordo com o acompanhamento e a análise de dados relacionados ao agravo da Dengue, com incidência acumulada de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes por três semanas epidemiológicas.

85% dos focos estão nas residências

No dia 9 de fevereiro, foi divulgado o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que indicou que 85% dos focos do mosquito em Joinville são encontrados nos quintais das residências. O relatório levou em conta visitas realizadas em 5,8 mil imóveis em todas as regiões da cidade.

No sábado (17), foi realizado o “Dia D – Joinville Contra a Dengue”, que incentivou os joinvilenses a realizar vistorias em seus quintais para eliminar focos de água parada. Quatro mutirões reuniram equipes da Prefeitura, Forças de Segurança e voluntários nos bairros Aventureiro, Saguaçu, Morro do Meio e Paranaguamirim.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.