Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Eleições 2024

PSDB quer candidatos a prefeitos em importantes cidades de SC; saiba quais são

Presidente nacional Marconi Perillo e o ex-governador Aécio Neves estiveram em Florianópolis

• Atualizado

Por

Divulgação
Divulgação

A visita do presidente nacional do PSDB a Santa Catarina, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, veio acompanhada de duas revelações: a de que a sigla pretende ter candidatos a prefeito em Criciúma, Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Pomerode, entre outras; e a de que o presidente estadual do tucanato, o deputado estadual Marcos Vieira, que está no quinto mandato, não concorrerá à reeleição à Assembleia nem a disputará na proporcional, focará na eleição majoritária, ao governo ou ao Senado, em 2026. Perillo foi a atração do evento de mobilização dos tucanos catarinenses, considerado fundamental na organização partidária, de acordo com Vieira.

O presidente nacional foi acompanhado pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais e ex-candidato à Presidência, em 2014, e que, há poucos meses, livrou-se de uma série de acusações no Judiciário. Foi Aécio quem declarou que “estamos percorrendo o Brasil e recebendo várias manifestações de apoio, tanto pela posição do PSDB que é a ser um contraponto ao PT”.

Na matemática política, Perillo, Aécio e Vieira sabem que sem o fortalecimento da base, ou seja, eleger prefeitos, fica difícil ter projetos mais audaciosos na próxima eleição geral. “O PSDB sempre teve candidato a presidente desde a redemocratização, e temos lideranças como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que foi reeleito num estado sem tradição de reeleição. Temos a força do Aécio Neves e temos a força de um partido como em Santa Catarina. Por isso com certeza seremos a opção para acabar com a polarização nacional”, disse Perillo.


Saída “estancada” foi outra novidade no encontro


A presença do deputado Vicente Caropreso no evento do PSDB chamou a atenção. Há indicativos de que o parlamentar estaria de malas prontas para abandonar o ninho tucano.

O PSDB já governou Santa Catarina com Leonel Pavan, que hoje está no PSD e concorrerá à prefeitura de Camboriú. O partido tem uma deputada federal, Geovânia de Sá, que está no exercício do cargo em função da licença da deputada Carmen Zanotto (Cidadania), secretária estadual da Saúde.

Estiverem no evento, na Assembleia, o ex-senador Dalirio Beber e o ex-deputado estadual e ex-presidente do Legislativo Estadual Gilmar Knaesel. Geovânia gravou um vídeo. O ex-ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, foi outro que marcou presença.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.