Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Eleições 2022

TRE mantém o mandato do deputado federal Fábio Schiochet

Eleição do parlamentar é questionada por Ricardo Alba (União) e Coronel Armando (PL)

• Atualizado

Por

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

Reeleito deputado federal, Fábio Schiochet, atualmente presidente estadual do União Brasil, teve o mandato mantido por unanimidade dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral, na noite desta terça-feira (27). A ação que pedia a cassação dele por abuso econômico, com o uso de candidatas “laranjas” para fraudar a cota de gênero, foi movida pelo primeiro suplente Ricardo Alba (União), ex-deputado estadual com base no Vale do Itajaí, e por Coronel Armando (PL), com base em Joinville, que tentava a reeleição na Câmara dos Deputados.

O assunto tem movimentado os bastidores não só do União Brasil, mas da política catarinense, já que Alba sempre sustentou que tem provas robustas da irregularidades, enquanto Armando busca provocar uma recontagem de proporcionalidade, caso Schiochet tenha anulados os votos conferidos a ele. O coronel da reserva do Exército Brasileiro se elegeu na esteira de Jair Bolsonaro, de quem é amigo e foi colega na Escola de Agulhas Negras, durante a formação de oficial.

Os juízes do TRE seguiram o voto da relatora, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, pelo arquivamento das acusações. De acordo com a magistrada-relatora, não há comprovação para a perda do mandato de Schiochet, que garantiu 51.824 votos, em 2022, cerca de 3 mil a mais do Alba. Com base em Jaraguá do Sul, ele foi um dos beneficiados pela primeira onda Bolsonaro, em 2018, e se reelegeu mesmo com a mudança de partido, depois que o PSL se uniu ao DEM para formar o União.

O assunto vai parar no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, embora ainda existam embargos que podem ser interpostos no próprio TRE, sem que alterem o resultado final pelo arquivamento.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×