Grande Florianópolis sai do “gravíssimo” e prepara ações de combate à COVID-19 no verão
A ideia é aumentar a fiscalização com a Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária das cidades.
• Atualizado
Mesmo com o risco caindo para “GRAVE” (cor laranja no mapa), Florianópolis vai apostar na fiscalização contra o Coronavírus durante o verão. Na primeira conversa que tive com o prefeito, agora reeleito, Gean Loureiro, questionai sobre a principal dúvida da população a respeito das ações de enfrentamento a doença. “Vai ter um novo lockdown?”. O prefeito foi objetivo e garantiu que não e apresentou detalhes da nova estratégia para conter o avanço da doença na cidade.
A primeira iniciativa vai ser aumentar o contato com as cidades da Grande Florianópolis e assim adotar ações conjuntas, mas ao invés de fechar tudo novamente, a ideia é aumentar a fiscalização com a Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária das cidades. O foco são os estabelecimentos comerciais e os espaços públicos. A intenção é continuar multando os irregulares, conforme já vem acontecendo. A pergunta é: a prefeitura vai ter braço para atuar em toda cidade durante a temporada de verão? Vai ser necessário novas contratações, o que também já foi anunciado, pelo menos para a Vigilância Sanitária.
Outra medida será aumentar os testes em Florianópolis. A partir de agora serão disponibilizados mil testes por dia, além disso, também aumentou o número de postos, agora são cinco, já contando com o mais recente aberto em Coqueiros.
A nova matriz de risco da Grande Florianópolis mostra que a situação voltou a melhorar, a região saiu do gravíssimo e agora está no grave. Com isso automaticamente alguns serviços voltam a ser liberados, como utilização dos espaços públicos, provar roupas nas lojas, entre outros.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO