Saúde Compartilhar
Imunização em dia

Anvisa aprova vacina atualizada para variante da covid-19

A vacina está indicada para prevenção da covid-19, podendo ser utilizada por pessoas a partir de cinco anos, como dose única, e independentemente do estágio de vacinação

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik/ Reprodução
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik/ Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na terça-feira (19), uma versão atualizada da vacina Comirnaty monovalente contra a covid-19 para a variante XBB 1.15. Segundo a Anvisa, o imunizante é fabricado pela farmacêutica Pfizer, sendo o primeiro contra a nova cepa a ser aprovado pela agência reguladora brasileira.

A vacina está indicada para prevenção da covid-19, podendo ser utilizada por pessoas a partir de cinco anos, como dose única, e independentemente do estágio de vacinação. Isso significa que tanto pessoas não vacinadas como já vacinadas podem receber a aplicação, sendo o último caso com o intervalo de três meses da última dose recebida.

Para crianças entre seis meses e cinco anos, a posologia aprovada é:

 – Pessoas não vacinadas: série de três doses. Ambas as doses iniciais devem ser aplicadas com intervalo de três semanas e a terceira dose aplicada após oito semanas da dose anterior.

– Pessoas já vacinadas com outras vacinas: dose única de reforço.

“Para a atualização da vacina, a empresa apresentou provas e dados complementares demonstrando que a qualidade, a segurança e a eficácia da vacina monovalente atualizada não sofreram impacto no processo de atualização da vacina para a variante XBB 1.15. Futuramente, a vacina pode ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde”, disse a Anvisa.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×