Fernando Machado

Jornalista desde 2008, é apresentador do SBT Meio-dia, repórter de rádio e produtor de conteúdo para site e mídia sociais.


Colunistas Compartilhar
Fernando Machado

Artistas se mobilizam nas redes sociais para que jovens tirem o título de eleitor

O prazo para solicitar a primeira via do documento ou colocar a situação eleitoral em dia vai até 4 de maio, no site do TSE

Por

• Atualizado

Foto: 1 Reprodução/Redes Sociais | 2: | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: 1 Reprodução/Redes Sociais | 2: | Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As eleições nem começaram e já têm movimentado a internet. Isso porque, na última semana, muitos famosos estão usando a sua voz para incentivar jovens a tirarem o título de eleitor. 

Artistas como Anitta, Luiza Sonza e Juliette se manifestaram nas redes sociais a fim de alertar a importância do documento para conseguir votar nas eleições de 2022, marcada para 2 de outubro.

Anitta pediu que os fãs com 16 anos ou mais regularizem a situação eleitoral antes do fim do prazo. Ela chegou a postar no Twitter que só vai tirar foto com quem tiver o título de eleitor em dia. 

“Tem 16 ou 17 anos ou fará 16 anos até 2 de outubro? Mudou de cidade e quer votar para o novo presidente do Brasil? Então, fique sabendo que é muito fácil tirar ou transferir o título hoje em dia! É tudo online e não precisa de biometria! É só pesquisar TituloNet e seguir o passo a passo! O prazo final é 4 de maio, não deixe para a última hora!”, disse a cantora.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, em fevereiro apenas cerca de 13% dos jovens de 16 e 17 anos estavam aptos para votar. Esse é o menor número já registrado na história.

Ainda dá tempo 

O prazo para pedir a primeira via ou regularizar o título de eleitor a tempo de voltar nas eleições deste ano vai até o dia 4 de maio. Não é preciso nem sair de casa, o procedimento pode ser feito online, através do Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral(TSE).

Você precisa ter em mãos documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Pessoas que desejam regularizar o cadastro eleitoral, devem primeiro conferir a situação junto à Justiça Eleitoral. Depois, podem solicitar requerimento para o atendimento desejado no sistema do Título Net e enviar a documentação necessária para regularização.

Os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral e o andamento do processo pode ser acompanhado pelo site.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.         

publicidade
publicidade

Veja mais