Preso em Florianópolis líder de facção do Amazonas
Alexandre Araújo Brandão, conhecido como Churuca, é líder de facção que atua no Norte do país vinculada ao Comando Vermelho, do Rio
• Atualizado
Por SBT News
Uma ação conjunta da Polícia Federal, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas prendeu na manhã desta sexta-feira (26) um líder de facção que atua no Norte do país vinculada ao Comando Vermelho do Rio. Alexandre Araújo Brandão, conhecido como Churuca, foi preso em Florianópolis.
A Operação Piramutaba foi deflagrada simultaneamente em Santa Catarina, onde o criminoso foi preso, e em Manaus, onde negócios ligados ao tráfico de drogas e empresas usadas para lavagem de dinheiro foram os alvos.
O delegado Jhonatas Simas, da PF, afirmou que o criminoso controlava a venda e o tráfico em Manaus, mesmo morando em Florianópolis.
“Ele usa uma empresa distribuidora de medicamentos, para lavar o dinheiro do tráfico de drogas”, disse o delegado. A irmão de Churuca era quem controlava a firma em Manaus.
Churuca, líder de facção, é considerado um dos criminosos mais perigosos do Amazonas, com ligações fora do estado, em especial com o CV, no Rio.
“Ao todo, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva em Santa Catarina e três mandados de busca e apreensão em Manaus, além da apreensão de uma arma de fogo e uma caixa de munição”, informou a PF.
O líder de facção era procurado desde que fugiu da cadeia, pela segunda vez. Além de comandar o tráfico de drogas em uma região de Manaus, ele é acusado por lavagem de dinheiro e por assassinatos. Em 2013, fugiu da penitenciária quando já era um dos líderes de facção.
Churuca voltou a ser preso em 2021 envolvido com uma guerra entre facções no estado. Na época, 14 armas de grosso calibre foram apreendidas. Depois de dois meses, teve o direito de ir para prisão domiciliar e fugiu. Em 2022, seu filho foi assassinado por membros da facção rival.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO