Segurança Compartilhar
fatalidade

Mulher morre afogada em cachoeira de Itapema

Equipe tentou reestabelecer os sinais da vítima durante 1 hora

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.

Na manhã desta sexta-feira (23), por volta das 8h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de afogamento em água doce na cidade de Itapema. O fato aconteceu na cachoeira São Paulinho, no final da rua 706, no bairro Várzea. De acordo com os bombeiros, um homem que estava com a vítima no local, viu o momento em que ela afundou e não retornou mais. No mesmo momento, ele correu até o Batalhão da Polícia Militar, que fica próximo ao local e pediu ajuda. Imediatamente, a PM entrou em contato com os bombeiros, que se deslocaram, juntamente com a testemunha, até a localidade.

Para chegar ao local do afogamento, os bombeiros precisaram percorrer correndo uma trilha durante cinco minutos, levando todo o equipamento de resgate. Ao chegar na cena, a equipe entrou na água e iniciou a busca por cerca de 1 a 2 minutos, quando a vítima foi localizada. Ela estava a cerca de 2,5 a 3 metros de profundidade, próxima a queda de água da cachoeira.

Prontamente, os bombeiros constataram que a mulher estava sem sinais vitais e em afogamento de grau 6 (parada cardiorrespiratória). Ainda na água foram feitas cinco ventilações de resgate. Em seguida, com o apoio da guarnição do ASU 307, a vítima foi colocada no barranco e a equipe iniciou as compressões torácicas e manobras de ressuscitação cardiopulmonar.

Foram solicitados apoios da ambulância avançada do SAMU e da aeronave Arcanjo do Corpo de Bombeiros, que tem equipe médica. A equipe que estava no local continuou os procedimentos de salvamento por mais meia hora até a chegada da equipe médica. A vítima foi entubada no local e foi ministrada adrenalina. Ao total, os procedimentos levaram cerca de 1h, no entanto, ao final, foi atestado o óbito da mulher.

Foram acionadas as polícias Científica, Militar e a Civil. Como o local era íngreme e de difícil acesso, os bombeiros utilizaram maca de ribanceira e técnicas de salvamento em altura, para retirar o corpo do local.

As equipes isolaram o acesso a trilha. De acordo com os bombeiros, a cachoeira São Paulinho possui águas claras na parte rasa, porém na área em que o corpo foi encontrado ela estava turva e com baixa visibilidade.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.