Acorrentados e com fome: mais um voo de deportados dos EUA chega ao Brasil
Após o desembarque, os brasileiros receberam atendimento emergencial no aeroporto
• Atualizado
![Foto: SBT News / Ilustrativa Foto: SBT News / Ilustrativa](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Brasil-recebe-novo-voo-de-deportados-dos-Estados-Unidos-nesta-sexta.webp)
Na tarde desta sexta-feira (7), 111 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Aeroporto de Fortaleza (CE), trazendo relatos alarmantes de maus-tratos durante o voo. De acordo com a secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França, os deportados foram mantidos algemados, acorrentados e sem comida durante todo o trajeto.
Após o desembarque, os brasileiros receberam atendimento emergencial no aeroporto, onde relataram os abusos. “Eles estavam acorrentados, estavam com algema, mas quando eles desceram do avião já estavam soltos. Vieram muito machucados emocionalmente”, declarou Socorro França.
Este não foi o primeiro caso, em 25 de janeiro, 88 brasileiros que chegaram a Manaus (AM) relataram agressões e o uso de algemas durante o voo. Essa prática é comum nos Estados Unidos e foi mantida para o transporte dos deportados. No entanto, o uso de algemas foi suspenso pela Polícia Federal logo após a chegada ao Brasil, por ordem do governo federal.
Em 2022, durante a gestão de Biden, outros deportados brasileiros chegaram ao Brasil algemados, o que gerou um impasse diplomático entre os governos de Brasil e EUA.
*Com informações de Metrópoles
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO