Saúde Compartilhar
ALERTA

São Bento do Sul tem mais dois casos de dengue confirmados

Os dois casos de dengue são autóctones, ou seja, contraídos dentro do município

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom.

O Centro de Vigilância em Saúde (CVS) de São Bento do Sul confirmou nesta terça-feira (2) os dois primeiros casos de dengue autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. Esses casos, somados aos outros 51 registrados de pessoas que contraíram a doença fora da cidade, totalizam 53 infectados.

A diretora do CVS, Silvana Bianco Bauer, ressaltou que o fato é um alerta no município.

“Foram dois casos que investigamos e identificamos como transmitidos localmente, indicando a presença do Aedes aegypti contaminando aqui em São Bento do Sul. Isso significa que devemos ficar ainda mais alertas em relação aos possíveis criadouros do mosquito”, disse Silvana.

Alertas sobre a dengue

De acordo com Marcelo Marques, Secretário de Saúde, pessoas que irão viajar a outros municípios precisam se proteger utilizando repelentes e evitar viajar para cidades com altos índices de contaminação.

“Importando estes casos, o sistema de saúde local acaba ficando sobrecarregado. A fim de evitar isso, a prevenção é essencial perto ou longe de casa. Santa Catarina está em situação de emergência”, falou o secretário de Saúde, Marcelo Marques. 

Sintomas

Caso o paciente apresente sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, é essencial a procura por uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.

“Não tente fazer o diagnóstico sozinho. A febre, que é o marco principal da dengue, pode até ser sinal de uma outra doença, mais ou menos grave, e o médico vai ajudar a tomar as medidas terapêuticas mais adequadas”, observou o médico infectologista do Município, Luiz Felipe Moreira. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.