Saúde Compartilhar
Água parada

Piscina “abandonada” de casa à venda preocupa moradores em Joinville

De acordo com a moradora, mesmo com denúncias nenhuma ação foi tomada para resolver o problema

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: cedida
Foto: cedida

Na última quinta-feira (25), uma moradora do bairro Costa e Silva, em Joinville, denunciou uma piscina “abandonada” por cerca de três meses. De acordo com a denunciante a casa está à venda no bairro e encontra-se com a piscina com sujeiras e água parada, tornando-se um potencial foco de dengue.

Joinville contabiliza 23 mortes pela doença em 2024. De acordo com o painel da dengue em Joinville, o bairro Costa e Silva está em terceiro lugar na classificação de bairros com mais casos confirmados o que aumenta a preocupação dos moradores.

Para o SCC10, a pessoa que fez a denúncia relata que apesar dos esforços dela e dos vizinhos em denunciar a situação às autoridades, nenhuma medida foi tomada.

Veja vídeo da piscina “abandonada”

O que diz a prefeitura sobre a piscina “abandonada”

Diante da denúncia, o portal SCC10 entrou em contato com a Prefeitura de Joinville, que alegou que as piscinas com água parada não são focos de dengue.

“A prefeitura tem a equipe da vigilância ambiental que visita as residências quando tem algum tipo de denúncia e orienta o proprietário a limpar, e se necessário, a gente aplica um larvicida. Como as piscinas normalmente tem resquícios de cloro, elas não são os maiores criadouros de mosquito. E água suja também não, visto que o mosquito não se cria em água suja, e sim na água limpa”.

“Não tem como fazer a limpeza”

Além das afirmações sobre os criadouros do mosquito da dengue, a prefeitura ainda alega que não é responsável pela ação de limpeza, e sim o proprietário.

“Claro, ele dá a impressão de casa mal cuidada, mas ela não é uma fonte de contaminação. Além disso, a prefeitura não é responsável e não tem como fazer a limpeza na casa alheia. Quem é o proprietário do imóvel é o reponsável pela limpeza”.

Diante dos fatos, o portal SCC10 também entrou em contato com a imobiliária responsável pela venda da residência e o espaço segue aberto para posicionamento.

Denúncias de foco de dengue

Em março deste ano, um vídeo gravado por um morador do Centro de Joinville, Ricardo Wegrzynovski, também revelou uma situação alarmante na cidade. Trata-se de uma caixa d’água aberta e cheia de água em cima de um prédio antigo e abandonado.

Segundo o morador, a preocupação com a transmissão de dengue o levou a denunciar o caso à ouvidoria do município, porém, nenhuma medida foi tomada.

Veja o vídeo da caixa d’água

O repórter Renato Santos do SCC SBT de Joinville entrevistou Ricardo, que afirmou que o local não é apenas um foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, mas também apresenta outros pontos de água parada.

Em nota, a Prefeitura de Joinville informou que o local é monitorado e um fiscal sanitário está acompanhando o andamento do caso.

Leia na íntegra

“A Secretaria da Saúde informa que este é um ponto monitorado pela equipe da Vigilância Ambiental. Paralelo à notificação do proprietário para que faça a devida manutenção, os agentes aplicaram um produto que durante 60 dias impede a proliferação de larvas. Esse produto é usado em locais onde o possível criadouro do mosquito não pode ser prontamente eliminado. Técnicos estiveram no local há cerca de 20 dias e novamente nesta segunda-feira.

O proprietário do imóvel já foi notificado e um fiscal sanitarista está acompanhando o andamento deste caso.

As denúncias sobre locais que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue devem ser feitas pela comunidade na Ouvidoria da Prefeitura. O registro pode ser feito pelo Aplicativo Joinville, Fácil, onde o morador indica o local exato para que a equipe da Vigilância Ambiental possa fazer a fiscalização. O agente vai até o endereço e orienta o proprietário para que adote as medidas necessárias.”

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.