Trânsito Compartilhar
tombo!

Vídeo mostra momento que caminhão desgovernado tomba em Joinville; veja

O acidente foi registrado pelos bombeiros na rua Santa Catarina, por volta das 8h15

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Na manhã desta segunda-feira (6), um caminhão desgovernado tombou e atingiu uma igreja no bairro Floresta, em Joinville, no Norte catarinense. De acordo com os Bombeiros Voluntários de Joinville, o acidente ocorreu na rua Santa Catarina, por volta das 8h15.

O veículo teria atravessado a rua e só parou ao bater no estacionamento de uma igreja. O momento foi registrado por uma câmera de segurança.

Veja o vídeo do caminhão desgovernado em Joinville

https://twitter.com/i/status/1787521137460539692

Causas de tombamento de caminhão

De acordo com a Truckpad, esse tipo de acidente pode ser explicado pela física: a força gravitacional ou força G. O tombamento de caminhão acontece pelo deslocamento da força G, ou seja, a força que desloca o veículo do centro de gravidade, e passa a ser a força lateral que empurra as mercadorias para o lado e o motorista para a porta do veículo.

O ideal é manter sempre a velocidade abaixo de 10 km/h do que indica a sinalização. Segundo a Truckpad, assim, o motorista coloca em prática a direção preventiva, ou seja, uma maneira de dirigir que tem o objetivo antecipar possíveis acidentes e situações de perigo e, assim, reduzir os riscos e prevenir acidentes.

Além disso, a Truckpad ainda alerta que é necessário saber exatamente o tipo de carga carregada e qual a melhor forma de fazer o transporte sem nenhum tipo de prejuízo. Para isso, é importante ficar atento nas categorias de cargas vivas e cargas líquidas.

Para as cargas vivas não é aconselhável deixar mais do que o espaço suficiente para o transporte, porque os animais podem se  movimentar e causar desestabilidade no caminhão. Vale lembrar que, apesar da necessidade de delimitar o espaço, é preciso se preocupar também com a manutenção da vida e do bem-estar animal, estabelecidos pelo COTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) na lei Nº 9.503.

Para o transporte da carga líquida a atenção deve ser para o nível do tanque. Se o líquido não estiver por completo ou até 80% na dimensão do caminhão, o fluido irá se espalhar com mais facilidade e qualquer movimentação do caminhão irá chacoalhar mais a carga. Por isso, quanto menos estiver completo o nível do tanque mais chance de acontecer o tombamento do caminhão.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.