Saúde Compartilhar
importante

Exame rápido é importante aliado no diagnóstico precoce do câncer de próstata

PSA é um indicativo de alterações, realizado a partir de gotas de sangue

• Atualizado

Redação

Por Redação

Novembro azul. Foto Pixabay
Novembro azul. Foto Pixabay

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais prevalente. Uma das formas mais eficientes de combater esse câncer é o diagnóstico precoce e nessa etapa, o exame rápido de PSA (Antígeno Prostático Específico) chega como um importante aliado para facilitar o acesso à jornada de prevenção. 

Uma simples gota de sangue pode identificar em poucos minutos os possíveis riscos da doença. Esse exame é voltado a homens com idade acima dos 40 anos, especialmente aqueles que possuem fatores de risco como histórico familiar, ou para acompanhamento/monitoramento em pacientes com diagnóstico da doença.

O teste rápido avalia o índice de PSA, uma proteína específica presente em todos os homens, produzida pelo tecido da próstata. Semelhante ao teste de glicemia, requer uma amostra sanguínea extraída da ponta do dedo, que é avaliada por um pequeno equipamento de análise com tecnologia equivalente ao de laboratório. O indicativo de alteração ocorre quando a quantidade desta proteína fica acima de 2,99 nanogramas por ml de sangue. O que pode indicar um indício de problemas sérios que necessitam de acompanhamento médico e exames complementares.

Esse processo pode ser conduzido por um profissional farmacêutico devidamente capacitado, antes mesmo do paciente chegar ao posto clínico ou ao hospital. “É uma solução que chega para favorecer a triagem dos casos e, assim, desafogar o sistema de saúde. Acima de tudo, facilita o acesso do público à prevenção do câncer de próstata, especialmente daqueles homens que resistem em buscar um primeiro atendimento”, comenta Alessandra Dezordi, coordenadora do Panvel Clinic. Ela ainda destaca o serviço como uma ferramenta à disposição dos médicos que precisam encaminhar seus pacientes à análise laboratorial.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.