Saúde Compartilhar
Começou!

Com início da Campanha, veja onde tomar vacina em Florianópolis

Em Florianópolis, 30 Centros de Saúde estarão funcionando para a atualização vacinal, sobretudo de crianças e adolescentes até 15 anos, mas também de todos os interessados que estiverem com doses atrasadas

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Julia Matos/SCC SBT
Foto: Julia Matos/SCC SBT

Com informações de Julia Matos

Na manhã deste sábado (14), Florianópolis recebe a cerimônia de abertura da Campanha Nacional de Multivacinação na cidade e no estado de Santa Catarina. A iniciativa tem como objetivo a atualização vacinal da população geral, com enfoque em crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, de acordo com indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Além do lançamento oficial, será ofertada vacina para a população no ambulatório do shopping, de 10h às 16h.

O diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck, explica que é necessário ampliar a porcentagem de cobertura vacinal, já que a população está com um histórico de cobertura vacinal cada vez menor. Ele usa como exemplo o retorno da poliomelite, que havia sido erradicada com a vacinação, mas com a baixa procura das famílias pelo imunizante houve o retorno de casos da doença. Logo, o objetivo é cada vez mais chamar as famílias, a população, para que não esqueçam da imunização.

“Promover a vacinação é um dos pontos fundamentais quando falamos em saúde pública. O município abre portas, oferecendo os imunizantes em diversos locais, inclusive em ações itinerantes. Mas a vacinação é um ato de responsabilidade do indivíduo. Ao tomar a vacina, estamos protegendo a nós e todos ao nosso redor, contribuindo para o bem-estar coletivo da sociedade”, enfatiza o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Ainda no sábado, o município disponibiliza outros pontos adicionais de vacinação: na região Sul, na Praça Carianos, das 10h às 17h; e no Espaço Imuniza (Policlinica da Mulher e da Criança), das 8h às 17h.

Vacina em Florianópolis neste sábado

Em Florianópolis, 30 Centros de Saúde estarão funcionando para a atualização vacinal, sobretudo de crianças e adolescentes até 15 anos, mas também de todos os interessados que estiverem com doses atrasadas.

As unidades que funcionarão sábado, de 8h às 17h, são:

Centro, Itacorubi, Pantanal, Saco dos Limões, João Paulo, Monte Serrat, Trindade, Saco Grande, Estreito, Abraão, Coloninha, Balneário, Sapé, Capoeiras, Monte Cristo, Coqueiros, Novo continente, Jardim Atlântico, Capivari, Ingleses, Jurerê, Santinho, Vargem Grande, Alto Ribeirão, Canto da Lagoa, Rio Tavares, Carianos, Armação, Tapera e Caieira.

Municípios atingidos pelas chuvas

Durante o evento, a Secretária Estadual de Saúde, Carmen Zanotto, frisou que as estratégias de vacinação serão pensadas de acordo com a necessidade dos moradores de cada município de Santa Catarina. Inclusive, os municípios mais atingidos pelas chuvas podem precisar de mais tempo de campanha, o que traz a possibilidade de que ela seja prorrogada nestes locais.

A Secretária ainda afirmou que se as cidades afetadas não conseguirem fazer a abertura da campanha de vacinação neste sábado, o estado vai organizar os centros de saúde para que isso aconteça o quanto antes. A ideia é, caso necessário, desenvolver estratégias para levar as famílias afetadas até estes centros para tomar vacina.

Campanha em Santa Catarina

O movimento, promovido pelo Ministério da Saúde, é realizado em todos os estados, a fim de retomar as altas taxas de cobertura vacinal do país. O evento deste sábado conta com a presença de autoridades do Ministério da Saúde, Governo de Santa Catarina e Prefeitura de Florianópolis.

A campanha atinge seu ponto máximo no sábado, 21 de outubro, com o Dia D da Multivacinação em todo o estado. E as ações intensivas ocorrem até o dia 28 de outubro. Ao longo das duas semanas, todos os imunizantes previstos no calendário estarão disponíveis ao público nos pontos de vacinação do município, além das doses para Covid-19. Os imunizantes continuam disponíveis em todas as salas de vacinação após o término da campanha, durante todo o ano, caso o cidadão não consiga comparecer nas datas indicadas.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×