Saúde Compartilhar
SURTO DE DENGUE

Com caos na saúde, Joinville implanta enfermarias especializadas em dengue

As enfermarias funcionarão 24 horas por dia

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Prefeitura de Joinville
Foto: Prefeitura de Joinville

Diante do caos na saúde de Joinville, a partir da próxima segunda-feira (15), a Secretaria da Saúde amplia o atendimento para pacientes com casos confirmados de dengue com a abertura de três enfermarias especializadas em Dengue.

Como as enfermarias especializadas irão funcionar

As enfermarias funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana nas estruturas localizadas na UBSFs Glória (rua Brigada Lopes), João Costa (rua José Fernandes Dias, 129) e Aventureiro III (rua Santa Luzia). O objetivo deste serviço é reduzir o número de pacientes que ficam em observação ou hidratação nas UPAs, além de dar suporte aos atendimentos das UBSFs.

Além disso, as enfermarias especializadas serão implantadas para atender aos pacientes que já tiveram o diagnóstico de dengue nas UPAs ou nos Postos de Saúde.

Nova Sala de Medicação na UPA Sul

A Unidade de Pronto-Atendimento da Zona Sul está em obras de adequação de um espaço existente para a implantação de uma nova Sala de Medicação, com capacidade para 25 pacientes. A estrutura vai ajudar a comportar de maneira adequada os pacientes que necessitam receber medicação ou hidratação.

Com caos na saúde, Joinville implanta enfermarias especializadas em dengue
Foto: Prefeitura de Joinville

Em menos de 24 horas, Joinville registra mais duas mortes por dengue

Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de Joinville confirmou mais duas mortes por dengue no município. Com isso, em menos de 24 horas, o número de óbitos pela doença já chega a 19. Dessa forma, Joinville segue sendo a cidade com maior número de casos prováveis de dengue em Santa Catarina, segundo o painel do estado.

A última atualização do painel da dengue em Joinville, realizada na manhã da última quinta-feira (11), mostra que o município registrava 17 óbitos e 10.646 casos confirmados pela doença. Entretanto, nesta sexta-feira (12), segundo atualizações do painel da dengue, o município registra 11.075 casos confirmados e 19 mortes.

Uma das vítimas é uma idosa de 91 anos, com comorbidades, moradora do bairro Boa Vista. Segundo a prefeitura, o óbito ocorreu no dia 5 de abril. A segunda morte é de um homem de 48 anos, morador do bairro Adhemar Garcia, que veio a óbito na quarta-feira (3).

Orientação e combate ao mosquito

A orientação para a população com suspeita de dengue é buscar atendimento no Posto de Saúde mais perto de sua residência. A Vigilância Ambiental realiza visitas domiciliares para combater os focos do mosquito Aedes aegypti.

Além disso, foram realizados mutirões nos bairros Aventureiro, Saguaçu, Boa Vista, Iririú, Morro do Meio e Paranaguamirim. Nestas ações, mais de 30 toneladas de entulhos foram eliminadas.

Vacinação

Desde o dia 24 de fevereiro, Joinville está aplicando a vacina contra a dengue na população com idade entre 10 e 14 anos, faixa etária definida pelo Ministério da Saúde. A cidade recebeu 15,7 mil doses de vacina, das quais 11 mil foram aplicadas.

Considerando toda a população apta para receber a vacina, a cobertura está em 28,6%. Neste sábado (13), 21 UBSFs estarão abertas para vacinação das 8h às 12h.

*Escrito sob supervisão de Giovanna Pacheco.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.