Rádio Clube Compartilhar
Saúde

Vacinação no Tito Bianchini é desativada para implantação de exames de colonoscopia

A vacinação está desativada desde o dia 1º de Agosto

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Tito Bianchini. | Foto: Amarildo Volpato / Rádio Clube
Tito Bianchini. | Foto: Amarildo Volpato / Rádio Clube

Desde o dia 1º de agosto, a Secretaria de Saúde de Lages desativou a vacinação no Tito Bianchini para iniciar a implantação de exames de colonoscopia e endoscopia. Com uma fila de espera de mais de 700 exames de colonoscopia em Lages e mais de mil na região da Amures, essa mudança se deu para atender à demanda crescente.

A Secretária de Saúde, Odila Waldrich, esclareceu a decisão, destacando que o Tito Bianchini foi reativado emergencialmente durante a pandemia de COVID-19 e continuou a ser usado para a campanha de vacinação contra a H1N1. No entanto, a falta de colaboradores e a necessidade de um espaço mais adequado para as vacinas de rotina levaram à centralização temporária das campanhas no Tito.

“Acho que quanto mais a gente divulga, melhor fica para a população. Na verdade, o Tito abriu para uma emergência, para fazer a campanha do Covid e a campanha da influenza e acabou que pela falta de colaborador que nós tínhamos e temos ainda, mas naquele momento estava muito complicado, então centralizou-se ali algumas vacinas, porém agora a gente já está abrindo credenciamento para vacinadores. A gente conseguiu organizar para abrir dez locais, dez pontos para realizar essas vacinas e tiramos daqui as vacinas, porque ali não era um local adequado para a gente realizar as vacinas de rotina. Foi uma emergência e a emergência acabou durando mais do que a gente imaginou.”, disse Odila.

Agora, a Secretaria organizou dez pontos de vacinação em Lages, incluindo o HTR, Tereza Ramos, Ceasm e Cresça, além de outras unidades. O objetivo é completar todas as 21 unidades de saúde com vacinadores e salas de vacina.

Com a desativação da vacinação no Tito Bianchini, o local será dedicado à realização de colonoscopias, um serviço essencial para diagnósticos precisos. A expectativa é que, com a nova estrutura, a fila de espera seja significativamente reduzida, beneficiando tanto Lages quanto a Serra Catarinense.

A implementação do novo serviço aguarda apenas a vistoria do Corpo de Bombeiros e da vigilância sanitária, com previsão de funcionamento em aproximadamente 30 dias.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.