IMAS esclarece morte de paciente após atendimento na UPA de Lages
IMAS detalha o atendimento prestado ao paciente
• Atualizado

A reportagem da Rádio Clube entrou com contato com direção da UPA sobre a morte do paciente Antônio Marcos Cláudio da Luz, de 54 anos, ocorrido no último sábado (05), poucas horas após receber atendimento na unidade de saúde. O Instituto Maria Schmitt-IMAS, responsável pela gestão da UPA Drª Maria Gorete dos Santos, em Lages, se pronunciou sobre o caso.
Em nota enviada a reportagem, o IMAS detalha o atendimento prestado ao paciente, que deu entrada na UPA por volta das 9h50. Segundo a nota, o paciente foi prontamente atendido pela equipe de enfermagem para classificação de risco e, em seguida, passou por avaliação médica completa.
Durante a consulta, foi realizado um eletrocardiograma, interpretado pelo médico plantonista, que não apontou sinais clínicos ou de imagem indicativos de risco iminente de morte, seguindo os protocolos assistenciais vigentes. Confira abaixo a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Instituto Maria Schmitt-IMAS, gestor da UPA Drª Maria Gorete dos Santos, no município de Lages/SC, em respeito à sociedade e, especialmente aos familiares, informa sobre o falecimento do paciente A.M.C.L., de 54 anos, ocorrido no último sábado, 5 de abril, poucas horas após atendimento na unidade.O paciente deu entrada na UPA por volta 09h50, sendo prontamente atendido pela equipe de enfermagem na classificação de risco e, posteriormente, pela equipe médica. Durante o atendimento, foi realizada a avaliação clínica completa, incluindo exame de eletrocardiograma, que foi interpretado pelo médico plantonista no momento do atendimento. Na ocasião, não foram identificados sinais clínicos e de imagem que indicassem risco iminente de morte, conforme os protocolos assistenciais em vigor.
Após a avaliação, foram prescritos medicamentos com orientações específicas para o controle dos sintomas e recomendação de acompanhamento médico. Entretanto, conforme registrado em prontuário e informado pela equipe assistencial, o paciente recusou-se a tomar a medicação prescrita. A equipe médica reforçou a importância do tratamento e orientou o paciente adequadamente quanto à sua condição de saúde. Ainda assim, infelizmente, houve agravamento do quadro clínico após a liberação, culminando em óbito.
Reiteramos que todas as condutas médicas adotadas seguiram rigorosamente os protocolos técnicos e éticos estabelecidos pela instituição.
Nos solidarizamos com a dor da família pela perda inestimável e nos colocamos à disposição.
Por fim, o IMAS reafirma o seu compromisso com a ética, a transparência e a qualidade, sempre primando pela busca em oferecer à população o atendimento humanizado, resolutivo e eficaz.
Respeitosamente,Superintendência do Instituto Maria Schmitt-IMAS – 07-04-2025
O caso
Um homem de 54 anos morreu após sofrer uma mal súbito na avenida Dom Pedro II, próximo ao Colégio Industrial, em Lages, na manhã de sábado (05). O caso intriga, por conta do homem ser encontrado usando uma pulseira de atendimento da UPA, no braço.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para socorrer o homem que havia passado mal, relatando sentir dores no peito, e em seguida um desmaio. Chegando no local, os bombeiros encontraram a vítima em parada cardiorrespiratória.
Imediatamente foram iniciados os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e acionada a unidade avançada do SAMU para auxiliar no atendimento. Após todos os procedimentos realizados, a médica do SAMU constatou a morte do homem.
O corpo foi encaminhado para a UPA de Lages.
Matéria em colaboração com o repórter Gabriel Senem
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO