Rádio Clube Compartilhar
ESCLARECIMENTO

IMAS esclarece morte de paciente após atendimento na UPA de Lages

IMAS detalha o atendimento prestado ao paciente

• Atualizado

Juliana Puhale

Por Juliana Puhale

IMAS esclarece morte de paciente após atendimento na UPA de Lages | Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação
IMAS esclarece morte de paciente após atendimento na UPA de Lages | Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação

A reportagem da Rádio Clube entrou com contato com direção da UPA sobre a morte do paciente Antônio Marcos Cláudio da Luz, de 54 anos, ocorrido no último sábado (05), poucas horas após receber atendimento na unidade de saúde. O Instituto Maria Schmitt-IMAS, responsável pela gestão da UPA Drª Maria Gorete dos Santos, em Lages, se pronunciou sobre o caso.

Em nota enviada a reportagem, o IMAS detalha o atendimento prestado ao paciente, que deu entrada na UPA por volta das 9h50. Segundo a nota, o paciente foi prontamente atendido pela equipe de enfermagem para classificação de risco e, em seguida, passou por avaliação médica completa.

Durante a consulta, foi realizado um eletrocardiograma, interpretado pelo médico plantonista, que não apontou sinais clínicos ou de imagem indicativos de risco iminente de morte, seguindo os protocolos assistenciais vigentes. Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Instituto Maria Schmitt-IMAS, gestor da UPA Drª Maria Gorete dos Santos, no município de Lages/SC, em respeito à sociedade e, especialmente aos familiares, informa sobre o falecimento do paciente A.M.C.L., de 54 anos, ocorrido no último sábado, 5 de abril, poucas horas após atendimento na unidade.

O paciente deu entrada na UPA por volta 09h50, sendo prontamente atendido pela equipe de enfermagem na classificação de risco e, posteriormente, pela equipe médica. Durante o atendimento, foi realizada a avaliação clínica completa, incluindo exame de eletrocardiograma, que foi interpretado pelo médico plantonista no momento do atendimento. Na ocasião, não foram identificados sinais clínicos e de imagem que indicassem risco iminente de morte, conforme os protocolos assistenciais em vigor.

Após a avaliação, foram prescritos medicamentos com orientações específicas para o controle dos sintomas e recomendação de acompanhamento médico. Entretanto, conforme registrado em prontuário e informado pela equipe assistencial, o paciente recusou-se a tomar a medicação prescrita. A equipe médica reforçou a importância do tratamento e orientou o paciente adequadamente quanto à sua condição de saúde. Ainda assim, infelizmente, houve agravamento do quadro clínico após a liberação, culminando em óbito.

Reiteramos que todas as condutas médicas adotadas seguiram rigorosamente os protocolos técnicos e éticos estabelecidos pela instituição.

Nos solidarizamos com a dor da família pela perda inestimável e nos colocamos à disposição.

Por fim, o IMAS reafirma o seu compromisso com a ética, a transparência e a qualidade, sempre primando pela busca em oferecer à população o atendimento humanizado, resolutivo e eficaz.
Respeitosamente,

Superintendência do Instituto Maria Schmitt-IMAS – 07-04-2025

O caso

Um homem de 54 anos morreu após sofrer uma mal súbito na avenida Dom Pedro II, próximo ao Colégio Industrial, em Lages, na manhã de sábado (05). O caso intriga, por conta do homem ser encontrado usando uma pulseira de atendimento da UPA, no braço.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para socorrer o homem que havia passado mal, relatando sentir dores no peito, e em seguida um desmaio. Chegando no local, os bombeiros encontraram a vítima em parada cardiorrespiratória.

Imediatamente foram iniciados os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e acionada a unidade avançada do SAMU para auxiliar no atendimento. Após todos os procedimentos realizados, a médica do SAMU constatou a morte do homem.

O corpo foi encaminhado para a UPA de Lages.

Matéria em colaboração com o repórter Gabriel Senem

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.